Duas servidoras idosas da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) foram alvo de operação, nesta quinta-feira (7), por suspeita de fraude em licitação. Uma das duas mulheres, de 62 anos de idade, foi presa preventivamente em ação da polícia, enquanto a outra, de 70 anos de idade, ainda está foragida.
Ainda nessa investigação, foram presos dois homens, também suspeitos de participação nos crimes, de 38 e 50 anos de idade. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, sequestro de imóveis, sequestro de valores em contas bancárias, bloqueio de contas bancárias, quebra do sigilo de dados telemáticos e ainda extração de informações de aparelhos celulares.
Conforme as apurações das forças de segurança, um dos homens presos durante a operação teria uma empresa de fachada, sem registro de funcionários e sem instalação no endereço cadastrado. A empresa em questão seria participante do esquema de fraude executado pelas duas servidoras da Secretaria de Educação.
As servidoras públicas estão lotadas no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A investigação é tocada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que cumpriu mandados nos municípios cearenses de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pacoti e Crateús.
Os próximos passos da investigação, no que diz respeito à atuação das duas idosas na Secretaria de Educação, deverão ser guiados pelas informações obtidas a partir da apreensão dos aparelhos celulares.
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) disse que já iniciou os procedimentos administrativos para apurar a situação. A pasta estadual ainda destaca que está “à disposição das autoridades competentes para fornecer todas as informações necessárias”.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-7598, da Decor. O sigilo e o anonimato são garantidos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Homem é morto em frente a shopping em Fortaleza com ao menos 30 tiros