Ícone do site Portal GCMAIS

Polícia Federal investiga grupo que fraudou mais de 12 mil declarações de Imposto de Renda

PF investiga grupo que fraudou mais de 12 mil declarações de Imposto de Renda

Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) no estado do Ceará deflagrou nesta sexta-feira (8) a Operação Verdade Ilusória, que investiga um grupo criminoso que seria responsável por fraude em mais de 12 mil declarações de Imposto de Renda. As forças policiais cumprem seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal em Fortaleza/CE.

Conforme divulgado, a apuração iniciou a partir de uma prisão em flagrante feita em São Paulo. O grupo age inserindo dados falsos nos sistemas da Receita Federal, para receber valores a título de restituição de Imposto de Renda.

Para isso, os criminosos abrem contas com documentos falsos. Os créditos são então resgatados por pessoas diferentes das identificadas nos cadastros.

A Receita já chegou a identificar mais de 12 mil declarações de Imposto de Renda fraudadas em São Paulo, a maioria em nome de estrangeiros que já saíram de modo definitivo do território brasileiro. Os prejuízos somam mais de R$ 2,7 milhões.

Polícia Federal apura fraudes no Imposto de Renda

Conforme a PF, as medidas judiciais têm como objetivo colher mais elementos probatórios sobre a participação de cada membro da organização criminosa, além de rastrear e recuperar o dano causado ao erário público. Entre as medidas cumpridas está o bloqueio das contas bancárias dos investigados.

Publicidade

Com isso, os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado, falsificação e uso de documento falso, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa.

As ações são desempenhadas pela Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários da Polícia Federal no Ceará.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Fraude em licitação: Idosas servidoras da Secretaria de Educação são investigadas

Sair da versão mobile