O resultado é da pesquisa realizada pelo jornal O Globo que mostra que com a saída de Flávio Dino do Governo Federal, quem ocupa o lugar de mais popular nas redes sociais é o Ministro da Educação, Camilo Santana
Camilo Santana é o ministro do governo Lula mais popular nas redes sociais
O Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), é o mais popular do governo Lula nas redes sociais, é o que mostra um levantamento recente feito pela consultoria Bites, a pedido do jornal GLOBO. De acordo com a pesquisa, nenhum dos 38 ministros ocupa hoje o mesmo espaço com exceção do ex-Ministro da Justiça, Flávio Dino, que deixou o cargo ao assumir vaga no Supremo Tribunal Federal.
Com a saída de Dino do ministério, a análise da consultoria apontou que Camilo Santana é o ministro do governo federal que mais se aproxima do percentual de popularidade de Flávio Dino. Para explicar e saber qual poder de influência dos ministros nas redes, a Bites elaborou o que chama de indicador de tração, que faz a medição da capacidade que os ministros tem de mover as discussões nas redes sociais. Com isso, foi analisada a quantidade de interações, e feita a comparação com os determinados cenários. Em outras palavras, quanto cada ministro consegue criar do chama de “propagação em ondas” seja no Facebook, X (antigo Twitter), Instagram, YouTube e TikTok, tudo a partir das publicações.
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Camilo Santana aparece no ranking com 12,7% da tração nas redes sociais, e é o ministro do governo com mais engajamentos nos dois primeiros meses do ano. Enquanto Dino, mesmo com a sua saída do governo, segue responsável por 18,8% dessa tração no início deste ano. Flávio Dino deixou o cargo de Ministro da Justiça em 1º de fevereiro, e no dia 22 do mesmo mês, tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
No ranking dos ministros que ficaram e possuem um bom relacionamento nas redes sociais, Camilo Santana aparece seguido pelos ministros:
- Silvio Almeida, Direitos Humanos (com 9,14%);
- Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (8,94%); e
- Paulo Pimenta, da Comunicação Social (8,45%).
O levantamento mostra o vácuo deixado por Dino no governo Lula nas redes e acende um alerta no Palácio do Planalto, a ideia é que a estratégia digital mude, isso porque as pesquisas também apontam a queda na popularidade de Lula. Vale lembrar que no início do ano, um edital foi aberto e a previsão é de um gasto de R$ 197 milhões para a contratação de agências especializadas, o objetivo é tentar segmentar essa comunicação, afim de cativar aqueles eleitores mais simpáticos ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Camilo Santana
De acordo com o diretor técnico da Bites, André Eler, os ministros que apresentam algumas entregas conseguem se destacar nas redes:
“Querendo ou não, o que a gente vê nessa leva mais recente é que o ministro que teve entrega foi o que conseguiu se destacar em relação aos outros. Tem um pouco da realidade se impondo às redes”.
Ao analisar o desempenho de Camilo Santana, é possível observar que no início do ano, houve um impulsionamento de suas redes com o lançamento do programa Pé-de-Meia, iniciativa que criou uma poupança para os alunos da rede pública que estão no Ensino Médio.
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