Ícone do site Portal GCMAIS

Chacina de Aracoiaba: Polícia prende tesoureiro da Prefeitura de Baturité

Chacina de Aracoiaba: Polícia prende tesoureiro da Prefeitura de Baturité

Foto: Reprodução/Instagram

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu nesta segunda-feira (11) um tesoureiro da Prefeitura de Baturité, suspeito de envolvimento na chacina de Aracoiaba, no interior do Ceará. Na ocasião, quatro pessoas foram assassinadas, incluindo um secretário do município de Aracoiaba.

Francisco Ramon dos Santos Camurça foi exonerado do cargo logo após ser preso. A suspeita das forças de segurança é de que ele tenha fornecido um veículo da gestão municipal para resgatar criminosos envolvidos na chacina. Além dele, 10 outros suspeitos de envolvimento na ocorrência já foram presos pela polícia. Entre eles estão os supostos mandantes das mortes. Outro dos homens capturados é apontado como responsável pela manutenção e distribuição das armas utilizadas no crime.

Em nota, a Polícia Civil do Ceará informou que equipes do Departamentos de Polícia Judiciária do Interior Norte e da Delegacia Municipal de Aracoiaba deram cumprimento a um mandado de prisão temporária, contra um homem, de 30 anos, pela participação indireta nas mortes de quatro pessoas ocorridas no dia 17 de fevereiro, na zona rural de Aracoiaba. Diligências seguem em andamento com o objetivo de elucidar o caso.

Vingança

A chacina, ocorrida em 17 de fevereiro, foi motivada por vingança de um grupo criminoso contra o grupo rival, conforme levantou a investigação da Polícia Civil sobre o caso. A apuração das forças de segurança concluiu que as mortes foram em decorrência de uma tentativa de homicídio praticada no município de Baturité, no Carnaval, por um grupo criminoso de Aracoiaba.

Publicidade

Em retaliação, o grupo de Baturité teria se organizado para assassinar um aliado do grupo rival – e, chegando ao local onde ele estava, acabaram matando também as outras pessoas presentes. Entre essas vítimas estava o secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana de Aracoiaba, Kennedy Guedes da Silva.

Vítimas

O alvo principal dos criminosos era um homem específico, que havia publicado foto com um integrante da facção rival. Os suspeitos teriam tomado conhecimento da localização do homem, no dia da execução, por meio de um story publicado nas redes sociais.

Foram assassinados: Kennedy Guedes da Silva, secretário municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana de Aracoiaba desde janeiro de 2024; Antônio Péricles Monteiro, também conhecido como Pequim, que era um empresário local e dono do sítio onde todos estavam na ocasião; João Pedro Ricardo, que era sobrinho de Péricles; e Mateus da Silva Bezerra, que era genro do vice-prefeito de Aracoiaba, Helder Paz.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3337-5690, da Delegacia Municipal de Aracoiaba. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Leia também | Chacina de Aracoiaba: o que se sabe até agora sobre as mortes de quatro homens

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile