TRANSTORNOS

Chuva causa alagamentos em ruas e casas de Quixadá, no interior do Ceará

Quixadá é o 10º município do Ceará em que mais houve chuvas ao longo do domingo, segundo a Funceme

Compartilhe:
11 de março de 2024
Portal GCMAIS

A chuva registrada no município de Quixadá, no interior do Ceará, tem gerado alagamentos e transtornos para os moradores desde o domingo (10). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram casas tomadas por água, comprometendo móveis e impedindo a passagem em diversas vias públicas.

Chuva causa alagamentos em ruas e casas de Quixadá, no interior do Ceará
Foto: Reprodução

Quixadá é apontado como o 10º município do Ceará em que mais houve chuvas entre as 7h de domingo e as 7h desta segunda-feira (11), conforme informou a Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Foram 25 mm de chuva nesse intervalo de 24 horas.

Os outros municípios em que foram observadas precipitações maiores nesse período de tempo são: Iracema (45 mm), Jaguaribana (43,6 mm), Umari (38 mm), Moraújo (29 mm), Granja (24 mm), Martinópole (22 mm), Forquilha (22 mm), Crateús (20 mm) e Boa Viagem (25 mm).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Chuva pode gerar riscos em Quixadá, no Ceará

As precipitações podem gerar não apenas transtornos, mas também situações de risco, como sinalizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Instituto emitiu alerta amarelo, que indica perigo potencial, para o município de Quixadá e ainda outros do estado do Ceará, principalmente no litoral leste, mas também no Sertão Central e na Região Metropolitana de Fortaleza.

O órgão aponta, com isso, que pode haver registros de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e ainda risco – ainda que baixo – de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Com esse alerta, são destacadas instruções de segurança para as chuvas das próximas horas e dos próximos dias: em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, para evitar riscos de queda e descargas elétricas; deve-se evitar ainda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, há ainda recomendação de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Chuvas: Inmet emite alerta laranja para todo o Ceará pelo segundo dia seguido

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.