Presidente do Crea-CE falou sobre a necessidade de demolição do local para a segurança dos moradores do entorno e transeuntes.
Crea-CE realiza fiscalização de demolição do Edifício São Pedro, em Fortaleza
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-Ce) realizou uma fiscalização, nesta segunda-feira (3), do processo de demolição do Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, em Fortaleza.
O presidente do Crea-CE, Fernando Galiza, acompanhou os trabalhos realizados durante à tarde, atestando o acompanhamento técnico da obra por engenheiros e profissionais responsáveis. Ele também falou sobre a necessidade de demolição do local para a segurança dos moradores do entorno e transeuntes.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
“Para mim foi um alívio não só como presidente do Crea, mas como engenheiro, como morador de Fortaleza, porque realmente tinha um risco muito grande de desmonoramento, um risco muito grande de acontecer alguma fatalidade aqui para a sociedade. Então, a gente recebeu a notícia muito bem. Viemos fazer essa fiscalização inicial para respaldar, para ter a certeza que tem profissionais habilitados e está sendo feito da melhor forma possível”, afirmou.
O Edifício São Pedro é considerado um patrimônio histórico de Fortaleza e recebeu um tombamento provisório em 2006, posteriormente confirmado definitivamente em 2015 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural de Fortaleza (COMPHIC). No entanto, em 2021, a Prefeitura emitiu um decreto rejeitando o tombamento definitivo do edifício.
Procuradoria-Geral de Justiça solicita que demolição do Edifício São Pedro seja suspensa
A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) ingressou junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) com um mandado de segurança para suspender a demolição do Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, em Fortaleza. A intenção, segundo o órgão, é “resguardar o patrimônio histórico-cultural da cidade”.
O mandado vale até que sejam julgados recursos apresentados pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) sobre decisões relativas a uma Ação Civil Pública (ACP) de 2018. Nessa ACP, o órgão requeria que a Prefeitura e os proprietários do edifício fossem proibidos de realizar qualquer ação de demolição, destruição e mutilação do edifício.
Leia mais | Edifício São Pedro será demolido ‘por grande risco de desmoronamento’, anuncia Sarto
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.