Chuvas registradas na manhã terça-feira (12) em Fortaleza têm gerado alagamentos em pontos da cidade – na avenida José Bastos, bairro Demócrito Rocha, vê-se trechos completamente alagados, dificultando a passagem de pedestres e comprometendo o tráfego de veículos.
Em alguns pontos, o canteiro central da avenida aparece totalmente submerso, com motocicletas e carros levantando pequenas ondas de água quando passam.
Avenida José Bastos, em Fortaleza, fica alagada após chuvas nesta terça
A Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) informou que mantém ações constantes de zeladoria em toda a cidade. Somente neste ano, já realizou, nos meses de janeiro, fevereiro e março, o serviço de desobstrução das bocas de lobo localizadas nas Avenidas Américo Barreira e José Bastos.
“Os serviços foram realizados de maneira manual e mecânica, com auxílio de caminhão multiuso. Os técnicos também vão elaborar um relatório com os encaminhamentos necessários para intervenções de infraestrutura”, declarou a Seger.
A gestão municipal reforçou a importância da população colaborar com esse trabalho, evitando o descarte de lixo em locais inadequados. O descarte incorreto em vias públicas e na orla pode ser levado pela água e ocasionar a obstrução do sistema de drenagem pluvial da cidade, provocando alagamentos, e ser despejado no mar.
Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza conta com 100 Ecopontos distribuídos em todas as regionais para o descarte correto de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais.
“Além disso, a população deve também ficar atenta ao cronograma de coleta de lixo domiciliar realizada em todos os bairros de Fortaleza, três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras ou nas terças, quintas e sábados. A Prefeitura de Fortaleza reforça que a população pode solicitar serviços de limpeza por meio da Central 156 ou, pessoalmente, nas sedes das Regionais”, informou a Secretaria.
Funceme
Conforme o monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fortaleza não teve um dia chuvoso nas últimas 24 horas, levando em conta o período entre 7h da manhã da segunda-feira (11) e as 7h da manhã desta terça-feira (12). Foram apenas 2 mm registrados no período. As chuvas desta terça, no entanto, começaram já depois desse horário.
A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e mais a maior parte do estado do Ceará estão sob aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta amarelo – equivalente a perigo em potencial. O órgão prevê, com isso, chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), além de risco, ainda que baixo, de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso vale até a manhã desta terça.
Com esse alerta, são destacadas instruções de segurança para as chuvas das próximas horas e dos próximos dias: em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, para evitar riscos de queda e descargas elétricas; deve-se evitar ainda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, há ainda recomendação de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Chuvas: Inmet emite alerta laranja para todo o Ceará pelo segundo dia seguido