O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou, nesta quarta-feira (13), a abertura de um edital para o credenciamento de médicos interessados em realizar cirurgias ortopédicas eletivas. Procedimentos serão de média e alta complexidade em ortopedia, traumatologia e anestesiologia. O objetivo é impulsionar o Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas.
Estima-se que, com o credenciamento, aproximadamente 8.700 cirurgias poderão ser realizadas. O governador reiterou o compromisso do estado em reduzir as filas de procedimentos eletivos, ressaltando a destinação de cerca de R$ 20 milhões para esse fim. Elmano de Freitas convocou os médicos ortopedistas e anestesiologistas a participarem do processo, destacando que o pagamento será destinado apenas aos serviços, com todos os insumos e equipamentos fornecidos pelo estado.
Fila de cirurgias ortopédicas no Ceará
O Programa Estadual de Redução de Filas já contemplou cerca de 80 mil cirurgias eletivas em todo o Ceará, sendo mais de 14 mil apenas em 2024, como registrado no painel do IntegraSUS. Diversos tipos de estabelecimentos de saúde, incluindo clínicas, hospitais-polo e municipais, se inscreveram por meio de chamamento público. As especialidades contempladas abrangem oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, ginecologia, urologia, neurologia e outras.
Além disso, o governador anunciou que o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, em breve estará habilitado para realizar procedimentos em traumatologia.
Os profissionais serão selecionados conforme a necessidade de cada região de saúde. No primeiro edital do programa, o foco eram as unidades hospitalares, agora são os profissionais com registro de pessoa jurídica. Vale ressaltar que cirurgias eletivas são aquelas programadas, não consideradas urgentes.
Leia também | Fraude em licitações: Operação mira prefeito e empresários de Juazeiro do Norte
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<