PRAIA DE IRACEMA

Demolição do Edifício São Pedro avança com ajuda de trator erguido por guindaste

De acordo com informações da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), os serviços terão duração até 90 dias

Compartilhe:
13 de março de 2024
Portal GCMAIS

Uma semana depois do início do processo de demolição do Edifício São Pedro, já é possível ver os primeiros resultados dos trabalhos no local. A demolição avança com a ajuda de um trator que foi erguido por um guindaste até a parte mais alta. As marquises da área frontal e lateral do primeiro andar do edifício já foram derrubadas. Agora um guindaste foi erguido e auxilia no processo de desmoronamento andar por andar do emblemático prédio localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza.

Demolição do Edifício São Pedro avança com ajuda de trator erguido por guindaste
Foto: Ascom/ MPCE

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

De acordo com informações da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), os serviços terão duração até 90 dias e seguem sem afetar a circulação do tráfego de pedestres e veículos nas ruas do entorno da edificação.

A demolição se dá após laudos técnicos apontarem a impossibilidade de qualquer recuperação do prédio, que oferece alto risco de desabamento, além da revogação de interesse público do imóvel por parte do Governo do Estado do Ceará. Os serviços são realizados pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), que já executa obras de requalificação viária e urbanização no entorno da estrutura.

Processo de demolição ocorreu após evacuação do Edifício São Pedro

A evacuação do Edifício São Pedro foi feita no último dia 1º de março. Foram retiradas 16 pessoas em situação de rua: dois casais e 12 indivíduos. Como relatou Francisco Ibiapina, o secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), equipes de assistência social fizeram os atendimentos necessários para solicitação de documentos e cadastro para Aluguel Social.

“A abordagem foi feita por uma equipe técnica da secretaria, com especialização em pessoas em situação de rua. Eles vieram, explicaram a situação e os motivos da demolição para as pessoas, e todos saíram por vontade própria. Eles compreenderam a situação. A Prefeitura fez a oferta dos serviços voltados para a população em situação de rua e oito deles optaram por dar entrada no Aluguel Social. A grande maioria deles não possui documentação, então também estamos auxiliando nisso”.

Todo material gerado pela demolição do edifício será levado para uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil, que realizará a separação dos entulhos para que parte dele seja reaproveitado para a produção do material conhecido como BGS Reciclado (Brita Graduada Simples), que é composto da reutilização dos resíduos sólidos da construção civil, sendo utilizado como suporte de camadas de pavimentação (base e sub-base).

Leia também | Demolição de casas em terreno em frente ao Aeroporto é concluída

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.