ACIDENTE DOMÉSTICO

Explosão em apartamento deixa idosa gravemente ferida em Caucaia

Segundo relatos dos bombeiros, o impacto da explosão afetou seis apartamentos do condomínio e até um veículo que estava estacionado próximo ao prédio

Compartilhe:
13 de março de 2024
Portal GCMAIS

Uma idosa, de 64 anos, sofreu queimaduras graves após uma explosão seguida de incêndio no próprio apartamento, na manhã desta quarta-feira (13), no distrito de Jurema, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 6h50, e ao chegar ao local encontrou a vítima em estado crítico. Ela foi prontamente atendida e encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. Não há informações sobre o atual estado de saúde da idosa.

Explosão em apartamento deixa idosa gravemente ferida em Caucaia
Foto: Divulgação/ CBMCE

Segundo relatos dos bombeiros, o impacto da explosão afetou seis apartamentos do condomínio e até um veículo que estava estacionado próximo ao prédio. A idosa estava sozinha em casa no momento do acidente, e foi retirada do imóvel por vizinhos, que agiram rapidamente utilizando extintores de incêndio para conter as chamas.

Idosa ferida explosão Caucaia

Uma das hipóteses levantadas é que o incidente tenha sido causado por um vazamento de gás, que teria entrado em contato com alguma substância inflamável, desencadeando a explosão. A equipe do Corpo de Bombeiros realizou o combate ao incêndio e a remoção do recipiente ainda contendo gás.

O estado de saúde da idosa não foi detalhado, mas as queimaduras por todo o corpo indicam a gravidade do ocorrido.

Gás de cozinha: características, perigos e explosão em Caucaia

Composição: O gás de cozinha, também conhecido como GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), é composto principalmente por propano e butano. Um odorizante à base de enxofre é adicionado para facilitar a detecção de vazamentos. Estado físico: No interior do botijão, cerca de 85% do gás está em estado líquido e 15% em estado gasoso. É importante nunca deitar o botijão, pois a descarga do gás líquido pode causar graves acidentes.

Vazamento e condensação: Quando há vazamento, o gás líquido vaporiza e se mistura com o ar ambiente. Essa mudança de estado físico causa a condensação da umidade presente no ar na superfície do botijão, criando a falsa impressão de suor e a formação de uma película de gelo no botijão. Perigos: A mistura de gás e ar em ambiente fechado é extremamente perigosa, pois basta uma faísca para provocar uma explosão.

Importante: Este gás quando vaza para o ambiente, ocorre a vaporização, nome dado à transformação física do estado líquido para o estado gasoso. No entanto, este gás no ambiente inicia uma troca de calor. Como consequência, a superfície do botijão esfria e passa a condensar o vapor d’agua presente no ar, dando a impressão de que o botijão está transpirando. Contudo, neste caso, o volume de gás gerou uma película de gelo no entorno do botijão.

Explosão em Caucaia: A explosão em Caucaia, que deixou uma pessoa ferida gravemente, provavelmente foi causada por um vazamento de gás seguido por uma ignição.

Balanço

Em janeiro de 2024, o orpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 211 ocorrências com gases. Enquanto em fevereiro se atendeu 206.

O CBMCE atendeu 2.043 ocorrências com gases em 2023. Já em 2023, foram atendidas 2.118 ocorrências com a mesma tipologia. Os números de 2022 superam os anos 2021, 2020 e 2019, quando foram registrados respectivamente, 1.624, 1957 e 2092 casos. A princípio, existem vários tipos de gases, que são compostos de diversos materiais. Os mais conhecidos são os gases natural, carbônico, nobre, combustível, metano e butano.

Leia também | Fraude em licitações: Operação mira prefeito e empresários de Juazeiro do Norte

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.