Ícone do site Portal GCMAIS

Onda de calor que chega ao Brasil não afetará a região do Nordeste

Inmet alerta para seca e calor intenso nos próximos 3 meses em várias regiões do País

Foto: Reprodução

A região do Nordeste não será afetada com a onda de calor que deverá atingir boa parte do Brasil nesta semana. A previsão é de que o clima aumente em boa parte do país, com o surgimento do fenômeno chamado Climatempo. Nos próximos dias, os termômetros podem subir de 3ºC a 5ºC acima da média.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A mudança de temperatura é consequência de uma massa de ar seco que se forma devido a bloqueios atmosféricos, que são mais frequentes no inverno, mas também podem ocorrer no verão. As áreas mais atingidas devem ser o oeste do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e noroeste do estado de São Paulo.

A outra parte de São Paulo, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais, oeste da Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima também devem sentir o fenômeno ainda nessa semana.

Onda de calor no Brasil

Uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas permanecem 5°C acima da média durante período de três a cinco dias. O fenômeno é causado por uma massa de ar quente e seco que se forma em um sistema de alta pressão, que alcança altas camadas da atmosfera e impede a formação de nuvens e a chegada de ar frio.

Publicidade

“É um sistema de circulação anti-horária, que acaba divergindo, fazendo com que os ventos não convirjam para a formação de nebulosidade”, explica Dayse Moraes, meteorologista do Inmet, órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária e que representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Leia também |Abastecimento: 76 bairros de Fortaleza e Caucaia ficam sem água nesta quarta (13)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile