SERVIÇOS À POPULAÇÃO

Projeto ‘Justiça Itinerante’ realiza atendimentos para moradores da Parangaba

Nos dois primeiros dias, os serviços funcionarão das 8h às 18h. Já no dia 16, as equipes receberão os cidadãos das 8 às 12h.

Compartilhe:
13 de março de 2024
Portal GCMAIS

O projeto ‘Justiça Itinerante’ realiza de quinta-feira (14) a sábado (16) uma série de atendimentos para moradores do bairro Parangaba, em Fortaleza. O objetivo é  facilitar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pelo Judiciário, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Projeto ‘Justiça Itinerante’ realiza atendimentos para moradores da Parangaba
Foto: Reprodução

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Durante os três dias de evento que acontece na sede da Faculdade Uninassau Parangaba. No local, as pessoas poderão solucionar seus conflitos de maneira facilitada. A desembargadora Vanja Fontenele, supervisora do Núcleo, explica que a projeto é pioneiro e busca prestar um serviço sem burocracias.

“Essa iniciativa no Ceará é inédita e atende a uma recomendação do CNJ e alcança, principalmente, um desejo antigo dos magistrados de estar a serviço do povo de modo desburocratizado e barato. Portanto, nesses dias, a população poderá se dirigir à sede da Uninassal e ali buscar a solução dos seus problemas”, afirma.

Entre as possibilidades disponíveis para acordo estão as demandas pré-processuais de família, como as que envolvem pagamento de pensão alimentícia, divórcios, guarda e reconhecimento voluntário de paternidade biológica. De acordo com a desembargadora, litígios de consumidores com as empresas Enel e Cagece, além de demandas cíveis, como ações de vizinhança, cobranças e descumprimento de obrigações, também terão espaço para resolução.

“Serão serviços que serão disponibilizados para as pessoas com conflitos e litígios, com serviços como ENEL, CAGESI, bancos, operadoras de telefonia e questões também de conflitos familiares e vizinhança entre muitos outros. Qualquer conflito que o cidadão, a cidadã, tenha ou que esteja preocupando, pode levar para que nós, mediadores, conciliadores, possamos dar o encaminhamento das soluções”, completa.

Nos dois primeiros dias, os serviços funcionarão das 8h às 18h. Já no dia 16, as equipes receberão os cidadãos das 8 às 12h. O atendimento ocorrerá por ordem de chegada.

O Caminhão do Cidadão, da Secretaria de Proteção Social (SPS), também estará presente proporcionando serviços de identificação e registro civil. Através da unidade móvel, a população poderá emitir documentos como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o Atestado de Antecedentes Criminais e a Carteira de Trabalho Digital. O Caminhão Cidadão funcionará das 8h às 16h, com a entrega de 60 senhas por dia, conforme ordem de chegada.

Leia também | Câmeras flagram criminosos assaltando dois policiais militares em Fortaleza

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.