15 DE MARÇO

Dia da Escola: saiba a origem da data celebrada nesta sexta-feira (15)

Data existe para comemorar o significado da escola, considerada o segundo lar dos alunos e da equipe que nela trabalha

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15 de março de 2024
Portal GCMAIS

Nesta sexta-feira (15), é celebrado o Dia da Escola no Brasil. Embora não seja considerado um feriado nacional, é comemorado anualmente nas instituições de ensino para ressaltar a importância. A data existe justamente para comemorar o significado da escola, considerada o segundo lar dos alunos e da equipe que nela trabalha, além de seu importante papel na sociedade.

Dia da Escola: saiba a origem da data celebrada nesta sexta-feira (15)
Foto: Divulgação

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A Educação é obrigatória no Brasil. De acordo com o Ministério da Educação, crianças a partir dos 4 anos de idade até os 17 anos devem frequentar as instituições de ensino e completar a Educação Básica. Historicamente, a Escola não era tão acessível assim, e a própria origem da palavra revela esse fato. A palavra “Skholé”, do grego, referia-se ao tempo livre que as pessoas dispunham, associado ao descanso e até ao lazer.

Na Grécia antiga, onde se tem notícia de que as primeiras escolas foram criadas, somente quem não trabalhava podia se dedicar aos estudos, como os filósofos, que eram aptos a realizar atividades físicas e mentais. Nesse contexto, o intuito da escola era formar os homens das classes dirigentes para governarem futuramente, de acordo com o esperado pela sociedade, restringindo a educação a um pequeno grupo.

Na Idade Média, a educação passou a acontecer nas escolas e nos mosteiros, onde os religiosos eram os responsáveis por transmitir o conhecimento apenas à elite. Com o desenvolvimento do comércio, surge a necessidade de aprender a ler, escrever e contar. Assim, a burguesia passou a estimular a existência de uma escola com ensinos práticos para a vida e para os interesses da classe emergente.

Dia da Escola

A Revolução Industrial também fez com que a escola alcançasse mais pessoas, pois a necessidade de mão de obra para operar as máquinas demandaria uma instrução básica mínima e serviria como forma de disciplinar os trabalhadores.

No Brasil, as primeiras escolas foram fundadas pelos jesuítas quando chegaram no país em 1549. O objetivo principal era catequizar os índios, mas os jesuítas também ensinavam as elites. Somente no final do século XIX é que a educação pública foi instituída no Brasil, quando o processo de industrialização começou a expandir e precisar de profissionais qualificados.

A partir disso, a escola foi ganhando força na sociedade e tornou-se foco de discussões, dando origem a diversas teorias sobre a educação, até chegar a Paulo Freire, expoente da educação brasileira. Para ele, a escola é um lugar de diálogo entre as pessoas a partir da interação com o meio, um espaço político para a organização popular, sendo possível transformar o mundo por meio da educação.

Sua visão revolucionou os conceitos de escola e educação, como podemos ver nesta citação de 1980:

“Não devemos chamar o povo à escola para receber instrução, postulados, receitas, ameaças, repreensões e punições, mas para participar coletivamente da construção de um saber, que vai além do saber de pura experiência, que leve em conta as suas necessidades e o torne instrumento de luta, possibilitando-lhe transformar-se em sujeito de sua própria história” (FREIRE, 2005, p.16).

Atualmente, existem diversas teorias pedagógicas e diretrizes legais para embasar a educação, que garantem o direito a uma formação integral dos estudantes, tornando a escola o pilar para o desenvolvimento humano, em todos os aspectos.

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