Nessa edição, o Ministério da Educação ofertará 67.301 vagas para financiamento em 1.260 instituições privadas de educação superior.
Inscrições para o Fies terminam nesta sexta-feira (15)
O prazo de inscrições no processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (15). Os interessados devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nessa edição, o Ministério da Educação (MEC) ofertará 67.301 vagas para financiamento em 1.260 instituições privadas de educação superior.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Este ano, o MEC criou o Fies Social, que reserva, no mínimo, 50% das vagas do Fundo para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Para ter direito às vagas reservadas, é preciso ter feito a inscrição no CadÚnico até a data-limite de 10 de fevereiro de 2024.
Ao se inscrever no Fies, o estudante poderá escolher até três opções de cursos. Anteriormente, exigia-se que os cursos escolhidos pertencessem a um mesmo agrupamento de áreas, o que impedia que a inscrição fosse feita em um determinado curso em diferentes instituições e/ou localidades, por exemplo. Agora, o candidato poderá escolher três opções de cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento.
Além disso, o Ministério da Educação criou uma regra para melhor distribuir as vagas ofertadas entre os cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com isso, as vagas serão distribuídas do mais alto conceito de curso para o mais baixo, o que evitará a oferta para cursos ainda não avaliados.
O MEC divulgará a ordem de classificação e pré-seleção no dia 21 de março, em chamada única, no Portal Único de Acesso.
Inscrições para o Fies
O Fies concede financiamento aos estudantes inscritos em cursos pagos, de instituições de ensino superior que tenham aderido ao programa e sejam avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para se candidatar, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido notas médias igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Os juros e prazos aplicados obedecem uma escala que varia de acordo com a renda familiar do estudante.
Leia também | Fies: metade das vagas será reservada para estudantes de baixa renda
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.