Ícone do site Portal GCMAIS

Moradores de Porto das Dunas realizam protesto contra a Enel devido a apagões constantes na região

Moradores de Porto das Dunas realizam protesto contra a Enel devido a apagões constantes na região

Foto: Reprodução

Moradores e comerciantes da Praia do Porto das Dunas, em Aquiraz, estão enfrentando problemas recorrentes com oscilações e quedas de energia elétrica nos últimos meses, o que tem causado prejuízos significativos. Insatisfeitos com a situação, um grupo de cerca de 30 pessoas realizou um protesto contra a Enel Ceará, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, na manhã deste sábado (16).

O protesto ocorreu na Avenida Caminho do Sol, no Porto das Dunas, onde os manifestantes bloquearam a via com faixas de protesto, causando interrupções temporárias no trânsito. O grupo também organizou um abaixo-assinado para exigir melhorias na rede elétrica, que já conta com mais de mil assinaturas.

Moradores organizam protesto contra serviços da Enel no Ceará

Conforme os moradores, as falhas no fornecimento de energia são constantes, especialmente durante períodos chuvosos, causando danos a eletrodomésticos e produtos alimentícios. A Enel, por sua vez, afirmou que a região de Porto das Dunas é constantemente afetada por ocorrências de furto de cabos e danos à infraestrutura elétrica, registrando diversas ocorrências desde o início do ano.

“Porto das Dunas, em Aquiraz, é uma das regiões mais impactadas com mais de 12 quilômetros de cabos furtados e 24 postes danificados em 15 ocorrências desde o início do ano. Em março, até o momento, foram cinco registros de furtos na região”, informou a empresa.

CPI da Enel lança enquete para avaliar experiência dos clientes

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades e abusos por parte da Enel Distribuidora Ceará lançou, na última terça-feira (12), uma enquete para avaliar a experiência de clientes residentes no Ceará em relação aos serviços prestados e dos produtos oferecidos pela concessionária de energia elétrica.

Publicidade

As manifestações dos usuários da Enel no Ceará serão colhidas e analisadas pelos membros da comissão. “Nosso foco agora é ouvir a população nessa pesquisa pública para que a CPI que investiga a Enel possa coletar dados da população e robustecer o seu acervo, porque, logo mais, nós vamos encerrar o trabalho da CPI e apresentar o relatório à nossa população”, revelou o deputado Fernando Santana (PT), que preside a comissão.

Os trabalhos do colegiado foram prorrogados por mais 120 dias, após aprovação dos parlamentares do Ceará em sessão plenária no final de 2023. A expectativa dos membros da comissão é aprofundar as informações que possam fornecer um relatório detalhado às autoridades sobre o serviço prestado pela concessionária a seus clientes no Estado.

“Esse relatório será apresentado ao povo do estado do Ceará, mas também será entregue às autoridades, pedindo nesse relatório aquilo que a gente entende que tenha que ser corrigido pela Enel, como erros e também punições sobre alguns possíveis erros que ela tenha cometido aqui no estado do Ceará ao longo de mais de 20 anos que ela trabalha aqui conosco”, detalha o deputado Fernando Santana.

A CPI da Enel prepara ainda mobilização dos deputados para a realização de reuniões em municípios cearenses com o intuito de ouvir clientes, associações e entidades a respeito do serviço disponibilizado pela concessionária. O Dia D de audiências públicas acontecerá no dia 15 de março, em locais a definir.

Leia também | CPI que vai apurar denúncias contra a Enel no Ceará 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile