A Força Expedicionária Brasileira (FEB), que atuou na Itália durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), está completando 80 anos em 2024. Marcando a ocasião, a 10ª Região Militar realiza ao longo deste ano uma campanha de divulgação dos feitos da FEB durante o período. Serão realizados eventos para “divulgar e manter viva a memória da participação vitoriosa do Brasil no conflito”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Há 80 anos, o Brasil enviava os primeiros militares para o país europeu, incluindo 337 cearenses – entre os quais seis chegaram a perder a vida em combate. Eles se juntaram, durante a Segunda Guerra, aos aliados na luta contra os países do eixo (Alemanha, Itália e Japão), terminando o conflito com a derrota destes. Participaram da FEB homens e mulheres da Marinha, Exército e Força Aérea.
Como destaca a 10ª Região Militar, a iniciativa tem como objetivo não apenas ser uma recordação da história militar, “mas também uma homenagem à bravura, sacrifício e contribuição dos heróis brasileiros em um dos eventos mais significativos do século XX”.
“A data tem uma grande relevância histórica, pois demonstra o valor do soldado brasileiro que ao ser convocado, mobilizado, para lutar contra um exército experiente e poderoso, o Exército Alemão, se adaptou rapidamente ao terreno e as adversidades que se apresentaram. Soldados que foram para a guerra e, diante das adversidades, da falta de credibilidade, da desconfiança por parte de alguns setores, souberam cumprir o seu dever. O dever moral, o dever combativo, o dever patriótico, o dever de cumprir todas as missões. E cumpriram de maneira exemplar, materializando assim a campanha vitoriosa da FEB durante a Segunda Guerra Mundial. Daí a magnitude da iniciativa de comemorarmos esses 80 anos, pois mostrou que o Brasil deu a sua contribuição, ao lado das nações aliadas, em favor da democracia e da liberdade dos povos”, afirmou o comandante da 10ª Região Militar, general de divisão Cristiano Pinto Sampaio.
Datas marcantes da atuação da Força Expedicionária Brasileira
Tomada de Monte Castelo – 21 de fevereiro de 1945
Foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. A batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito. A batalha arrastou-se por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante os quais se efetuaram seis ataques, com grande número de baixas brasileiras devido a vários fatores. Quatro dos ataques não tiveram êxito, por falhas de estratégia, mas a batalha chegou a seu fim em 21 de fevereiro de 1945 com a vitória dos aliados, a derrota dos alemães e a tomada de Monte Castelo por tropas brasileiras.
Batalha de Montese – 14 de abril de 1945
A Batalha de Montese ocorreu entre os dias 14 e 17 de abril de 1945 e foi uma das mais sangrentas em que o Exército Brasileiro se envolveu durante a Segunda Guerra Mundial. Em dois dias de confronto, a FEB já havia alcançado seu objetivo; representou a perda de muitos soldados. A estimativa é que mais de 400 vidas foram perdidas do lado brasileiro, não só por óbitos constatados, mas também por desaparecimento ou aprisionamento por rivais.
Dia da Vitória – 8 de maio de 1945
O dia 8 de Maio de 1945 notabilizou-se nas páginas da história pela rendição incondicional da Alemanha nazista e pelo consequente fim da Segunda Guerra Mundial, com a capitulação do eixo Berlim-Roma-Tóquio. A data retrata, mais do que tudo, a vitória dos valores da democracia, da justiça e da liberdade sobre as forças da opressão e da intolerância, representadas pelos países do Eixo e seus regimes totalitários. Ao relembrarmos os sacrifícios e as glórias do Brasil na Segunda Guerra Mundial, lembramos também de todos aqueles que enfrentaram as agruras do combate e, particularmente, a memória dos que perderam suas vidas a serviço do País, deixando para a nossa e para as futuras gerações um inestimável legado de valores e virtudes. Salve os nossos pracinhas!
Embarque da FEB para a Itália – 2 de julho de 1944
Nessa data comemoramos os 80 anos da partida do 1º Escalão para combater as tropas do Eixo na Itália. Na noite do dia 2 de julho de 1944, a primeira embarcação, transportando cerca de 5 mil homens, saiu do porto do Rio de Janeiro rumo à Itália. A importância dada a esse dia é devido ao fato de que ele representou o ponto de partida do Brasil na Segunda Guerra Mundial, pondo fim às especulações de que a FEB não entraria no confronto.
Desembarque da FEB na Itália – 16 de julho de 1944
Em 16 jul 1944 aportaram em Nápoles os primeiros 5 mil soldados da FEB que o Brasil enviou para ajudar a derrotar o nazifascismo na 2ª. Guerra Mundial. A data marca o aniversário de 80 anos do desembarque do 1º Escalão da FEB em Nápoles. Após uma arriscada travessia do Oceano Atlântico, pela primeira vez na História, uma tropa sul-americana desembarca para o combate no Velho Mundo.
Início das operações da FEB no TO da Itália – 6 de setembro de 1944
As operações Bélicas, iniciaram em 06 de setembro com a participação da primeira tropa brasileira a cumprir missão de combate em território italiano foi a 1ª Companhia do 9º Batalhão de Engenharia, de Aquidauana-MS, construindo uma ponte sobre o Rio Arno, permitindo que o Destacamento FEB atingisse a cidade de Pisa. A partir do dia 13 de setembro de 1944, o Destacamento da FEB, comandado pelo general ZENÓBIO DA COSTA, ficou adido e subordinado ao IV CORPO DE EXÉRCITO. Começava assim as operações militares da FEB na ITÁLIA. No dia 15 de setembro, as tropas brasileiras entraram na linha de frente, substituindo elementos norte-americanos pertencentes à “Task Force 45” e à 1ª DIVISÃO BLINDADA.
Leia também | Desfile de 7 de setembro marca o feriado da Independência em Fortaleza