O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) contabilizou um total de 18 ocorrências de desabamentos no estado desde o início do ano de 2024, ou seja, em um período de menos de três meses. Desses, um total de 11 casos ocorreram na capital Fortaleza.
As ocorrências vêm se acumulando em meio ao período chuvoso, com uma sequência de registros de alagamentos, quedas de árvores e desabamentos de construções em decorrência das precipitações. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fortaleza teve em 2024 o fevereiro mais chuvoso dos últimos 50 anos, período da série histórica monitorada pela Fundação.
Nos últimos casos registrados, a varanda lateral de um imóvel duplex desabou, no bairro Bonsucesso, na capital cearense. O caso aconteceu no último sábado (16) e deixou os residentes sem conseguir sair dos apartamentos, requerendo a intervenção dos bombeiros para resgatá-los. Com o auxílio de uma escada, cinco pessoas foram retiradas do local em segurança.
Já no domingo (17), no mesmo fim de semana, foi registrado um desabamento parcial de um triplex no bairro Mondubim, também em Fortaleza. Após o ocorrido, a Defesa Civil chegou a interditar o local e também 8 apartamentos e 10 pontos comerciais que ficam no entorno do imóvel.
Para evitar acidentes desse tipo, o Corpo de Bombeiros orienta a população a tomar algumas medidas de precaução, como: realizar manutenções periódicas na estrutura da varanda, evitar sobrecarregar a varanda com peso excessivo e ficar atento a sinais de rachaduras, infiltrações e/ou outros danos na estrutura.
Leia também | Fortaleza teve em 2024 o fevereiro mais chuvoso dos últimos 50 anos
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<