Ícone do site Portal GCMAIS

Chuva no Dia de São José? Entenda a relação com o equinócio de outono

sábado de aleluia começa com chuva em 80 municípios

Foto: Funceme

O Dia de São José, celebrado nesta terça-feira (19), presta homenagem ao padroeiro do Ceará e carrega um significado especial para o sertanejo. A data é carregada de tradição e expectativa, pois a crença popular indica que, se chover até 19 de março, o ano será de bom “inverno”, com chuva garantindo a safra e a mesa farta. A fé no santo padroeiro se soma à esperança do agricultor, do vaqueiro, do homem do campo. No entanto, a ciência relaciona o Dia de São José, feriado em todo o Estado, com a proximidade da passagem do equinócio de outono.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O início da estação acontece no dia 20 de março, exatamente às 0h06. É o momento em que o sol, em órbita aparente vista da Terra, cruza o chamado Equador celeste e incide com maior intensidade sobre as regiões localizadas próximas à Linha do Equador.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), se chove nessa época do ano no Ceará, significa que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas, está sobre a região e, por isso, as precipitações ocorrem com maior frequência e intensidade.

Dia de São José e o equinócio de outono

Apesar da crença popular e da passagem do equinócio, nem sempre boas chuvas no dia 19 de março representam uma boa quadra chuvosa.

Publicidade

Pelo histórico de dados de chuvas do dia 19 para o dia 20 de março, existem alguns exemplos contraditórios. Em 2013, por exemplo, a estação chuvosa foi ruim, ficando bem abaixo da média. Mas, naquele ano, no Dia de São José choveu em 140 postos pluviométricos, com destaque para Mauriti, registrando 121 milímetros.

Já em 2009, as chuvas ficaram bastante acima da média, mas em 19 de março, apenas 53 postos tiveram chuvas, com a maior sendo de 45 milímetros na cidade de Granja.

Leia também | Chuva no dia de São José representa um bom inverno?

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile