Fortaleza tem registrado forte chuva ao longo da manhã desta terça-feira (19), que marca o Dia de São José, padroeiro do estado do Ceará. A chuva na data tem o valor simbólico de indicar bons resultados nas precipitações para o restante do ano, contribuindo para a colheita no interior.
Em diversos locais da cidade e da Região Metropolitana era possível ver pontos de alagamento, dificultando a passagem de pedestres, motocicletas e carros. A perspectiva é de que as precipitações continuem ao longo do feriado.
Chuva em Fortaleza no Dia de São José
Conforme levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fortaleza registrou até 24 mm de chuva entre as 7h da manhã da segunda-feira (18) e as 7h da manhã desta terça (19), intervalo utilizado pela Fundação para fazer o acompanhamento diário. Os dados sobre as chuvas depois das 7h desta terça só estarão disponíveis na quarta-feira (20).
Ainda conforme a Funceme, o Dia de São José tem registrado precipitações, no Ceará, dentro da normal histórica, ao longo dos três últimos anos. Em 2020, porém, as chuvas ficaram acima da normal histórica. A última vez em que o 19 de março ficou abaixo da normal histórica no estado foi em 2014, há exatamente 10 anos.
“Nessa época do ano, acontece o equinócio de outono, que em 2024 será no dia 20 de março, as 00h06. Isso marca o final do verão. Nos equinócios, os hemisférios estão perpendiculares ao sol, ou seja, o sol incide sobre a linha do equador, e os raios solares atingem o planeta com a mesma intensidade. E a noite tem duração igual ao dia – após o equinócio de outono, os dias passam a ficar mais curtos do que as noites, até a chegada do inverno”, pontua a Fundação. A data do Dia de São José, portanto, tem também relação com essa mudança entre as estações.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Chuvas: Inmet emite alerta laranja para todo o Ceará pelo segundo dia seguido