O programa Voa Brasil, que deve ser anunciado pelo governo federal nas próximas semanas, deve ofertar cerca de 5 milhões de passagens por R$ 200. Conforme o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o público-alvo do programa serão os cerca de 21 milhões de aposentados e os 700 mil alunos do Programa Universidade para Todos (Prouni).
“A gente espera anunciar esse programa com 5 milhões de passagens, que serão disponibilizadas pelas companhias aéreas, sem nenhum real do Tesouro”. Esse é um trabalho de construção coletiva para que mais brasileiros possam ser inseridos na aviação comercial”, afirmou o ministro, ressaltando que as aeronaves costumam circulam com 18% a 21% de ociosidade, permitindo que seja tocado esse projeto.
O titular da pasta de Portos e Aeroportos também esclareceu que, assim como idealizado na proposta inicial do projeto, o programa Voa Brasil nasceu com propósito de atender um público-alvo específico, não sendo possível, nesse momento, contemplar toda a população brasileira. “Nós conversamos com o presidente Lula e com o ministro Rui Costa e remodelamos o Voa Brasil. A primeira etapa vai atender mais de 21 milhões de aposentados do INSS que ganham até dois salários-mínimos e que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses, além de 700 mil alunos do Prouni.”
Costa Filho conta que o governo ainda vai avaliar possíveis ampliações para próximas fases do programa, em diálogo com as companhias aéreas. Segundo ele, o governo ainda faz monitoramento contra preços abusivos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | PIS/Pasep 2024: confira calendário aprovado e valores a receber
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<