FORTALEZA

Ferramenta Nina permite denunciar casos de assédio sexual nos ônibus

A plataforma fica à disposição dos passageiros para denunciar crimes do tipo cometidos no transporte público

Compartilhe:
21 de março de 2024
Portal GCMAIS

Casos de assédio e importunação sexual podem ser denunciados, no transporte público de Fortaleza, por meio da plataforma Nina, por meio da qual passageiras e passageiros dos ônibus da capital cearense podem notificar ocorrências com o WhatsApp. Desde que a ferramenta foi lançada, em setembro de 2022, ela já recebeu 515 denúncias.

Ferramenta Nina permite denunciar casos de assédio sexual nos ônibus
Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

A discussão sobre denúncias de casos dessa natureza vem à tona após o crime de importunação sexual praticado em elevador, em Fortaleza, por um empresário contra uma nutricionista, tendo apalpado as nádegas da mulher no edifício em que ela trabalha.

Sabe-se, no entanto, que esse tipo de ação criminosa não está restrita a esse tipo de ambiente, acontecendo também com frequência no transporte público. Com isso, a plataforma prevê ainda armazenamento de imagens (foto e vídeo), registradas no momento do crime, que por sua vez serão incluídas no Boletim de Ocorrência (BO) e no processo de investigação que se seguir.

As imagens ainda são disponibilizadas, pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), especializada responsável por investigar crimes dessa natureza.

Casos de assédio sexual nos ônibus de Fortaleza

Conforme dados divulgados pela gestão, das 515 denúncias recebidas, 304 foram feitas em 2023. Já neste ano, já foram contabilizadas 45 ocorrências. A maior parte das denunciantes (78%) são mulheres, com faixa de idade principalmente entre os 19 e os 29 anos, e em seguida aparecem as denúncias feitas por homens (17%).

Ainda com relação aos dados coletados, casos de apalpar ou “encoxar” representam 40% dos relatos feitos à Nina; em seguida, aparecem casos de intimidação (14%) e outros tipos de comportamentos inadequados (18%).

Ressalta-se a importância de fazer a denúncia de forma completa, com o número do veículo, linha e o máximo de detalhes sobre o momento da ocorrência. Com isso, contrbui-se para coletar provas sobre o crime cometido.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Saiba como denunciar casos de importunação sexual e outros crimes desse tipo

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.