Portal GCMAIS

Preço de ovos de Páscoa em Fortaleza varia até 125%, indica pesquisa

Foto: Agência Brasil

A diferença de preço dos ovos de Páscoa da mesma marca pode chegar a 125% em Fortaleza, de acordo com levantamento do Procon. A pesquisa revelou que os produtos de chocolate de 500g podem variar de R$ 51,99 no bairro Jacarecanga até R$ 116,90 no Edson Queiroz.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Foram analisados, ao todo, 47 produtos nas doze regionais de Fortaleza, nos períodos de 1° a 12 de março. Cerca de 16 estabelecimentos de comércio tradicional e supermercados foram visitados por equipes do Procon, que tiveram dificuldades em encontrar determinados produtos devido à carência de estoque.

O presidente do Procon de Fortaleza, Wellington Sabóia, explica que a pesquisa também coletou preços de ingredientes mais comuns para a fabricação caseira de ovos e de produtos para a celebração da Páscoa.

“Toda economia é bem-vinda e serve como educação para o consumo, que é uma das atribuições do Procon. É preciso avaliar bem os preços e somar ao orçamento doméstico as despesas desse período para evitar futuras dívidas, pois ainda será necessário adquirir produtos da Semana Santa, que já se aproxima”, disse.

O Procon chama a atenção para ovos de chocolate com brinquedos infantis, uma vez que há o risco de acidentes com crianças. “Pais e responsáveis precisam ficar em alerta e tomar muito cuidado na compra de ovos de chocolate acompanhados de brinquedos infantis. Além de mais caros, eles podem representar riscos à saúde e segurança das crianças. Nesses casos, é bom certificar-se dos selos de qualidade e de segurança de órgãos que regulamentam o segmento”, reforça Wellington Sabóia.

Publicidade

Dicas e direitos na compra de ovos de chocolate

– Pesquise preços e a qualidade dos produtos. Ovos de Páscoa caseiros podem ser uma boa opção para economizar;
– Uma boa opção é dar preferência a compras em aplicativos dos supermercados e atacados;
– Se houver divergência de preços entre o valor anunciado com o registrado no caixa, o consumidor deve pagar sempre o menor valor;
– Fique atento às informações detalhadas sobre data de validade do produto, peso e composição;
– A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento – verifique se não há amassados ou furos que podem contaminar o produto;
– Brinquedos devem estar certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou ainda pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), além de serem compatíveis com a idade da criança;
– Ovos de chocolate importados devem trazer, no rótulo, a tradução em português;
– Não pode haver exigência mínima de quantidade na compra de ovos de chocolates, bem como em outros produtos.

Variação de preço de ovos de Páscoa em Fortaleza

Ovos de Páscoa tradicionais e infantis

Imagem: Prefeitura de Fortaleza

Caixas de chocolate

Imagem: Prefeitura de Fortaleza

Ingredientes para produtos da Páscoa

Imagem: Prefeitura de Fortaleza

Leia também | Beberibe: Enel contabiliza furto de 3 km de cabos da rede elétrica em 4 dias

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile