RESTAURAÇÃO

Estátua de Iracema volta a jorrar água na Lagoa de Messejana

Instalada há quase 20 anos, a estátua ficou mais de cinco anos sem o “banho”

Compartilhe:
22 de março de 2024
Portal GCMAIS

A estátua de Iracema da Lagoa da Messejana, oficialmente chamada de “Banho de Iracema”, foi restaurada e recebeu uma bomba hidráulica para voltar a jorrar água a partir deste mês. Instalada há quase 20 anos, o monumento ficou mais de cinco anos sem o “banho”.

Estátua de Iracema volta a jorrar água na Lagoa de Messejana
Foto: Beatriz Boblitz / Prefeitura de Fortaleza

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A conclusão da obra ocorreu no último sábado (9). Agora, a fonte passa a ser ligada das 6 às 9 horas e das 17 às 20 horas. A estátua tem 12 metros de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares, e pesa 16 toneladas. Para o restauro, a peça passou por estudos e manteve as características originais do equipamento. Antes, ela estava em estado de degradação e sem conservação.

A peça, feita em fibra de vidro, com estrutura de aço revestido por uma resina uretânica especial, passou por estudos e manteve as características originais do equipamento. Antes, ela estava em estado de degradação e sem conservação.

Estátua de Iracema volta a jorrar água

A escultura foi pintada com uma cor “bronze envelhecido”, conforme as características originais. A coloração da fibra de vidro apresenta um espectro de tons e efeitos visuais que conferem ao seu aspecto de pedra ardósia.

O envelhecimento é realizado artesanalmente, com diferentes tonalidades e graus de coloração de pigmentos e resinas. Em seguida, foi aplicado um verniz antipichação. A estátua de Iracema foi criada a partir da inspiração da modelo Nara Oliveira Ramos, vencedora de um concurso realizado em 2000.

O monumento foi adicionado ao espelho d’água da Lagoa da Messejana, como parte das comemorações dos 175 anos de nascimento do escritor José de Alencar, que nasceu e morou no bairro da capital cearense.

Leia também | Fortaleza terá 383 viagens extras de ônibus para demanda da Semana Santa

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.