Ícone do site Portal GCMAIS

PDT do Ceará vai acionar Justiça para revogar aumento do ICMS no estado

PDT do Ceará acionará Justiça para revogar aumento do ICMS no estado

Imagem: reprodução Youtube

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Ceará vai ingressar com uma ação judicial para revogar o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações de Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e Comunicação (ICMS) no Estado. O aumento do imposto de 18% para 20% ocorreu no início de 2024.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os deputados estaduais pedetistas Cláudio Pinho, Antônio Henrique e Queiroz Filho deram início à ação do partido. Segundo os parlamentares, as leis 18.665, de 28 de dezembro de 2023, e 18.305, de 15 de fevereiro de 2023, foram aprovadas sem o devido debate com o setor produtivo e a sociedade, apresentando falhas no processo legislativo desde a origem.

PDT do Ceará acionará Justiça para revogar aumento do ICMS

O ICMS no Ceará aumentou de 18% para 20% em 2024. A alteração da alíquota também ocorreu nos seguintes estados: Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins.

A alta do imposto, que incide sobre combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações, é repassada pelo setor produtivo para o preço do produto final. Os representantes dos setores indicam que a perda de competitividade em relação a produtos internacionais pode ocorrer.

Publicidade

A expectativa da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) é que o aumento da alíquota gere aumento na arrecadação de R$ 1,96 bilhão. “Isso representa recuperação na capacidade de investimentos em áreas-chave do Governo, como educação, saúde, segurança, combate à fome, dentre outras”, disse a pasta.

Leia também | Ceará terá nova Delegacia da Mulher e reforço de viaturas para a Patrulha Maria da Penha

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile