Ícone do site Portal GCMAIS

Eclipse penumbral da Lua: é possível ver no Ceará? Saiba horário e como

Paralisação lunar acontece a partir desta sexta (21); saiba como acompanhar

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O primeiro eclipse de 2024 ocorre nesta segunda-feira, dia 25 de março. Será um eclipse lunar penumbral, por isso é importante ter atenção para não perder o fenômeno, que pode ser visto no Ceará.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O que é um eclipse lunar penumbral

Por ser um eclipse penumbral, em que a Lua passa na parte mais externa da sombra da Terra, a chamada penumbra, nosso satélite natural escurece rapidamente e pode ser difícil perceber. Aí reside a diferença de um eclipse total, em que a Lua se obscurece de maneira mais forte, porque a Lua fica na área de umbra da Terra. Já o eclipse é parcial quando apenas parte da Lua recebe a sombra do planeta.

Leia também | Mauro Cid diz que entregou dinheiro das joias a Bolsonaro “em mãos”

Eclipse penumbral no Ceará

Na região Nordeste do Brasil, a Lua apresenta uma cor escura e avermelhada com uma leve região luminosa. O fenômeno deve ter início às 22h51min, ainda no domingo, dia 24 de março, quando começa a escurecer. A Lua vai aparecer quase toda escura às 1h13min da madrugada do dia 25 em seu ponto mais alto sendo bem visível de todo o Brasil, com destaque para a região Nordeste.

Publicidade

Outors fenômenos

O eclipse lunar penumbral ocorre dia 25 de março de 2024, em uma Lua Cheia. Este é o primeiro eclipse de 2024. Ainda teremos mais três neste ano.

Eclipse Lunar : 25/03/2024
Eclipse Solar: 08/04/2024
Eclipse Lunar : 17/09/2024
Eclipse Solar: 02/10/2024

Eclipse em 2023 visto do Ceará

Ano passado, os fortalezenses tiveram a oportunidade de acompanhar outro fenômeno natural. No dia 14 de outubro, um sábado, um eclipse solar ocorreu em várias partes do Nordeste, abrangendo também estados da região Norte, como Tocantins, Amazonas e Pará. Na capital cearense, na ocasião, foi possível ver o sol quase todo coberto ainda durante o dia.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile