Uma tromba d’água chamou a atenção de banhistas que estavam na Praia do Maceió, no município de Camocim, no litoral oeste do Ceará, na tarde deste sábado (23). O fenômeno foi filmado pelo turista Marcello Parente, que estava com a família no momento.
O formato da tromba é semelhante ao de um pequeno tornado, o que surpreendeu quem presenciou o momento. O fenômeno se formou longe da faixa de praia. Nas imagens é possível ver que o céu da Praia de Maceió está nublado e que venta bastante.
“Olha o tornado chegando. Caraca!”, exclamou Marcello durante a filmagem. Ele assistiu ao fenômeno de cima do motorhome no qual está viajando com a família e amigos.
De acordo com balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu cerca de 40 milímetros no município de Camocim entre as 7 horas da manhã de sábado e as 7 horas da manhã deste domingo (24).
A tromba d’água é como um tornado que só ocorre na água, isto é, acima de superfícies aquáticas. Ela é mais fraca que tornados e geralmente não afetam a costa. O fenômeno está associado a fortes pancadas de chuva. Os sinais que antecedem estão entre a intensidade dos ventos e a formação de nuvens de tempestade.
O que é a tromba d’água?
Ao contrário do que muitos pensam, cabeça d’água e tromba d’água não são a mesma coisa. A tromba d’água é uma “nuvem funil”, fenômeno muito parecido com um tornado, que se forma sobre a superfície da água. Diferentemente da cabeça d’água, que se forma na cabeceira dos rios, a tromba normalmente ocorre sobre o mar ou lago, ou ainda no oceano.
Além disso, a tromba d’água é muito menos perigosa. Segundo o Inea, elas geralmente acontecem em áreas distantes do mar e podem chegar a afetar embarcações. No entanto, as ocorrências de morte em razão do fenômeno são raríssimas.
Tromba d’água é vista no litoral do Ceará
Uma tromba d’água foi filmada nas proximidades da Praia de Morgado, em Acaraú, no Ceará. O flagra foi registrado por uma pessoa que passava pelo local do fenômeno, no sábado (1º). No vídeo, é possível perceber que chovia na área no momento em que a tromba d’água é registrada. O fenômeno é considerado incomum e está associado às fortes chuvas no Ceará nas últimas semanas.
Leia também | Taxa de turismo para entrar em Jericoacoara aumenta para R$ 41,50