A atriz Camila Pitanga revelou nas redes sociais, nesta terça-feira (26), que foi diagnosticada com pneumonia assintomática. Ela foi internada no início do mês e afirma já estar totalmente recuperada, mas decidiu fazer uma postagem sobre o quadro para alertar os seguidores sobre os riscos de não identificar a doença a tempo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Estou bem, já aviso pra não alarmar ninguém, certo? Um tempinho atrás comecei a me sentir extremamente cansada, imaginei ser um princípio de estafa devido a muito trabalho e questões pessoais que me demandavam bastante, longe de casa, saudade da família. (…) O corpo não aguentou. Nas gravações, toda equipe atenta e querida, achou melhor eu descansar, me recuperar. Santos dias de descanso. Paralelo a isso, pediram também que eu fizesse exames pra garantir que era ‘apenas’ cansaço”, relatou nas redes sociais.
A pneumonia assintomática é também conhecida como pneumonia silenciosa, uma vez que não apresenta os sintomas característicos da doença, como febre e tosse com secreção. A inflamação nos pulmões nestes casos é sutil, por vezes sem nenhum sinal de alerta, o que pode atrasar o diagnóstico e fazer com que a inflamação se fortaleça.
Camila Pitanga revela diagnóstico de pneumonia assintomática
Geralmente, o quadro aparece em pessoas com um sistema imunológico saudável, que controla a infecção. Porém, sem tratamento, especialmente se for um quadro bacteriano, o caso pode se agravar.
Em alguns casos, a pneumonia silenciosa pode levar a sintomas semelhantes aos de um resfriado, como a tosse seca e a dificuldade para respirar. A doença pode ser confundida com quadros de fadiga e de estresse, já que causa um mal-estar inespecífico.
“Fiz vários exames importantes que aos poucos, apesar de algumas alterações, foram me tranquilizando conforme fomos descartando hipóteses. Chegamos ao diagnóstico, uma pneumonia assintomática, ou seja, sem aqueles sintomas mais esperados: febre, tosse ou alguma dificuldade na respiração. A pneumonia está totalmente tratada, tá?”, garantiu a atriz.
Camila aproveitou para destacar o Março Azul, campanha pela relevância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento precoce do câncer colorretal. “A colonoscopia nesse caso é de extrema importância para detectar qualquer anormalidade, seja ela com sintomas ou não, por isso a necessidade do exame a partir dos 45 anos, dentro da sua rotina de cuidados. Fiz e seguirei fazendo”, destacou ela. Por fim, a atriz também agradeceu aos profissionais da saúde responsáveis pelo tratamento.
Leia também | Cantora Maiara surge “magríssima” e preocupa fãs
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<