Ícone do site Portal GCMAIS

Primeira Estação da Mulher em Fortaleza é inaugurada nesta quarta-feira (27)

Primeira Estação da Mulher em Fortaleza é inaugurada nesta quarta-feira (27)

Foto: METROFOR

Nesta quarta-feira (27) será inaugurada a 1ª Estação da Mulher em Fortaleza. O objetivo do equipamento é acolher mulheres que estejam sob violência, e oferecer ações de desenvolvimento econômico e social.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No local, haverá uma Sala Lilás para orientação de mulheres em situação de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Haverá ainda um espaço para aprimorar a capacitação e a realização das atividades do programa Ceará Credi Mulher.

Anunciado em dezembro do ano passado, a previsão de entrega do equipamento era, inicialmente, janeiro deste ano. O local será localizado no acesso da estação da Parangaba, ao lado das lojas, com entrada gratuita, ou seja, sem a necessidade de pagamento da tarifa de metrô. Em 2023, a estação Parangaba recebeu mais de dois milhões de embarques.

Primeira Estação da Mulher é inaugurada

Além da nova estação, o Ceará terá uma nova Delegacia de Defesa da Mulher em Fortaleza, conforme anúncio realizado pelo governo do estado na última sexta-feira (22). A unidade funcionará no mesmo prédio onde a Delegacia de Repressão aos Crimes de Discriminação Racial, Religioso ou Orientação Sexual funciona, localizada no bairro Papicu, na capital.

Publicidade

A primeira unidade, que funciona há 38 anos, está localizada na Casa da Mulher Brasileira, no bairro Couto Fernandes, que ainda tem atendimento jurídico, psicológico e social. Com a nova unidade, o Ceará contará com 11 Delegacia de Defesa da Mulher, duas na Capital, e as outras nove em Maracanaú, Caucaia, Pacatuba, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Icó, Sobral e Quixadá. Nas cidades de Juazeiro, Sobral e Quixadá, as Delegacias da Mulher funcionam nas Casas da Mulher Cearenses.

“É um avanço dessa rede de proteção a nós, mulheres, para que possamos enfrentar os mais diversos tipos de violência, desde a importunação sexual até as questões da violência física, que se assevera em feminicídios. Nós temos o Programa Ceará por Elas com 112 municípios parceiros. A nossa rede tem, com a segunda DDM, 24 equipamentos. O nosso objetivo é chegar a todos os municípios cearenses”, disse a vice-governadora e secretária das Mulheres.

 “A sociedade cearense não quer ter mulheres vítimas de feminicídio. No Ceará, nós queremos estratégias para prevenir, como ações em educação, e medidas protetivas. A mulher cearense não pode viver com medo. Mesmo o Ceará tendo o menor índice de feminicídio do Brasil hoje, nós ainda consideramos muito alto. Temos que ser solidários às mulheres, firmes na proteção, e duros na punição do agressor”, afirmou o governador Elmano de Freitas.

Nova Delegacia da Mulher no Ceará e novas viaturas

Também foram entregues 23 novas viaturas para a Patrulha Maria da Penha. Os veículos serão destinados aos municípios que ofertam Casas da Mulher. Os veículos também reforçarão os equipamentos estaduais de proteção às mulheres, como a Casa da Mulher Cearense.

Serviço

Inauguração da Estação da Mulher
Data: 27/03/2024 (quarta-feira)
Hora: 9:00
Local: Estação da Parangaba da Linha Sul do Metrô de Fortaleza – Rua Eduardo Perdigão, 167

Leia também | Fortaleza realiza Operação Fronteira em parceria com Caucaia para prevenir arboviroses

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile