Ícone do site Portal GCMAIS

Carnaval, equinócio e Semana Santa: saiba por que a Páscoa tem data móvel

Carnaval, equinócio e Semana Santa: saiba por que a Páscoa tem data móvel

Foto: Reprodução

Tanto o Carnaval quanto a Páscoa são eventos móveis no calendário, e sua relação é significativa. Enquanto o Carnaval marca a véspera da Quarta-Feira de Cinzas, o início da Quaresma para os católicos, a Páscoa é uma celebração cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.

O Carnaval, uma festa originariamente pagã, foi integrado ao calendário católico para anteceder os 40 dias de abstinência de carne durante a Quaresma. Assim, a celebração representa um período de indulgência antes do período de penitência. O Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa, inicia a Semana Santa, culminando na ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa.

A data da Páscoa é determinada pela Igreja Católica seguindo o equinócio de primavera no hemisfério norte. Tradicionalmente, é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia após este equinócio, o que resulta em uma data móvel a cada ano. Este cálculo estabelece que o Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, ou seja, sete semanas antes dessa celebração cristã.

Semana Santa

A Semana Santa é o período de antecipação da Páscoa, que começou no Domingo de Ramos e relembra os últimos acontecimentos da vida de Jesus antes da crucificação. Os dias que formam a Semana Santa são os seguintes: Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa. A seguir, entenda o significado de cada dia da Semana Santa.

Publicidade

Leia também | Semana Santa: confira a programação de celebrações na Arquidiocese de Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile