O Governo do Ceará enviou para a Assembleia Legislativa (Alece), nesta quarta-feira (27), o projeto que autoriza a doação das instalações inacabadas do Acquario para a Universidade Federal do Ceará (UFC). A expectativa é de que a infraestrutura existente no local do Acquario seja aproveitada, mas será necessário ainda construir novos espaços para atender às demandas da divisão da Universidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
É preciso, por exemplo, abrigar espécimes de vida marinha, assim como aconteceria caso o Acquario estivesse funcionando como planejado. Haverá ainda espaços abertos para visitação.
Em dezembro do ano passado, o governador Elmano de Freitas assinou o protocolo de intenção de doação da estrutura hoje existente do Acquario para a Universidade Federal do Ceará (UFC). O local, com isso, funcionará como um novo campus da Universidade, onde funcionará o Instituto de Ciências do Mar. O Labomar hoje fica na avenida Abolição, em contato com a avenida Beira Mar, vizinho ao Jardim Japonês.
Doação de estrutura do Acquario à UFC
O Acquario foi anunciado ainda no ano de 2009, sob a gestão do então governador Cid Gomes (PDT), como o terceiro maior aquário do mundo. No entanto, as obras ficaram estagnadas ao longo dos anos. A construção começou a ser executada de fato em 2011, e paralisada em diversos pontos desde então, em meio a questionamentos judiciais.
Em 2023, ao falar sobre o Acquario, o hoje senador Cid Gomes comentou que a construção foi impedida por “antagonistas ao projeto”. “Com o tempo, o Ministério Público… Não vou adjetivar, mas uma série de antagonistas ao projeto acabaram fazendo com que o Ex-Im Bank americano [Export-Import Bank of the United States, banco que havia ficado responsável pelo desenvolvimento da obra] desistisse”, disse ele. “Nunca tivemos uma decisão judicial impedindo, mas tinha sempre a notícia do processo, sempre uma denúncia, alguma coisa, e o banco acabou desistindo de financiar”, complementou.
Leia também |Elmano sanciona lei que altera valor da diária de policiais e assina novo decreto
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<