Ícone do site Portal GCMAIS

Número de açudes sangrando no Ceará aumenta para 27

Número de açudes sangrando no Ceará aumenta para 41

Foto: Reprodução

Contagem de açudes monitorados pela Cogerh sangrando no estado do Ceará aumenta para 27 segundo dados liberados nesta terça-feira (26). Além disso, outros nove reservatórios também chegaram a registrar mais de 90% de sua capacidade total.

Os açudes Gameleira, em Itapipoca, e o Angicos, em Coreaú, foram os últimos da listagem a atingir a capacidade hídrica máxima. O conjunto total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh atingiu a marca de 43% da capacidade. No início da quadra chuvosa esse percentual era de 37%.

As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, na porção norte do Ceará, são as mais confortáveis atualmente em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação, cada uma.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Em alerta

Por outro lado, ainda existem áreas com reservatórios que não obtiveram bons números. Dentre elas as regiões hidrográficas do Médio Jaguaribe e Sertões de Crateús são algumas das que continuam em alerta, e seguem registrando volumes abaixo de 30% da capacidade. Outros 41 açudes também permanecem com volumes abaixo dos 30% da capacidade.

Publicidade

Lista de açudes sangrando:

Gameleira, Angicos, Missi, Itapajé, Batalhão, Frios, Jerimum, Diamantino II, São Domingos, Sobral, Quandú, Acaraú Mirim, Arrebita, Caldeirões, Cauhipe, Forquilha, Gerardo Atimbone, Germinal, Itaúna, Patos, Santa Maria de Aracatiaçu, Santo Antônio de Aracatiaçu, São Pedro Timbaúba, São Vicente, Tucunduba, Tijuquinha e Gangorra.

Leia também | Elmano de Freitas anuncia a criação da Ouvidoria da Mulher no Ceará

Sair da versão mobile