POLÍTICA EXTERNA

Lula recebe Macron no Planalto para último dia de agenda do francês no Brasil

Presidente Lula recebe presidente francês para assinatura de acordos

Compartilhe:
28 de março de 2024
Portal GCMAIS

O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou ao Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira (28), onde foi recebido pelo presidente do Brasi Luiz Inácio Lula da Silva para uma reunião bilateral entre os dois chefes de Estado.

Lula recebe Macron no Planalto para último dia de agenda do francês no Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A expectativa é de que às 13h sejam assinados e apresentados uma série de acordos firmados pelos dois presidentes, para, então, darem a uma declaração conjunta à imprensa. A agenda prevê, ainda, um almoço às 14h e uma reunião do presidente francês com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Lula e Macron participaram de diversos eventos, desde a chegada do presidente francês ao Brasil. Macron chegou na terça-feira (26) e foi recebido por Lula em Belém, no Pará.

Após um passeio de barco na Ilha de Combu, os dois presidentes participaram de uma cerimônia na qual o cacique Raoni Metuktire, líder do povo kayapó e um dos representantes indígenas mais reconhecidos internacionalmente, foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França, principal honraria concedida pela França a seus cidadãos e a estrangeiros que se destacam no cenário global.

No dia seguinte, os dois participaram da cerimônia de batismo e lançamento do submarino Toneleiro no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A embarcação é fruto de uma parceria entre Brasil e França, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub).

Na sequência, Macron foi a São Paulo, onde participou do Fórum Econômico Brasil-França, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. Após o evento, o presidente francês fez críticas à tentativa de acordo que vem sendo costurado entre os países do Mercosul e a União Europeia.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Lula e Macron em Belém

Na terça-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da França, Emmanuel Macron, em Belém, Brasil, para discutir assuntos ambientais antes da COP 30. A visita inclui uma parada na Ilha do Combu, onde visitaram uma fábrica de chocolates sustentável.

A comitiva presidencial contou com autoridades como o ministro das Cidades, Jader Filho, e o ministro da Transição Ecológica e Coesão Territorial da França, Christophe Béchu, além do governador do Pará, Helder Barbalho. O encontro com Helder abordou acordos de cooperação em bioeconomia e soluções para a região amazônica.

No Combu, Lula e Macron conheceram a produção sustentável de cacau e se encontraram com representantes indígenas.

Primeira vez de Macron no Brasil

Esta é a primeira visita de Macron ao Brasil, que passou ainda por Itaguaí (RJ), São Paulo (SP) e encerra em Brasília (DF). Temas como o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul e a cooperação no combate ao garimpo ilegal também serão discutidos entre os países.

Sobre o presidente da França

Emmanuel Macron é um político francês que atualmente ocupa o cargo de presidente da França. Ele nasceu em 21 de dezembro de 1977 em Amiens, na França. Macron iniciou sua carreira como inspetor de finanças e depois trabalhou como banqueiro de investimentos.

Mais tarde, ele entrou na política, servindo como ministro da Economia, Indústria e Assuntos Digitais no governo do presidente François Hollande. Em 2017, Macron fundou o movimento político En Marche!, que o levou à presidência francesa após vencer as eleições contra Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa. Ele é frequentemente associado a políticas centristas e reformas econômicas.

Com informações da Agência Brasil. 

Leia também | Lula visita o Ceará no dia 5 de abril, anuncia Elmano de Freitas

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.