PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Março de chuvas: Ceará ultrapassa média esperada para o mês

A um dia do fim do mês, o Estado ultrapassou a média esperada para todo o período

Compartilhe
Março de chuvas: Ceará ultrapassa média esperada para o mês
Foto: GCMais

O Ceará registrou a maior chuva de março neste sábado (30). Os dados preliminares são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A um dia do fim do mês, o Estado ultrapassou a média esperada para todo o período.

O Ceará teve a maior precipitação do mês, com uma média diária de 24,4 milímetros (mm), registrada entre as 7 horas dessa sexta-feira, 29, e 7 horas deste sábado, de acordo com o Calendário de Chuvas da Funceme.

A maior chuva aconteceu no município de Acopiara, na região do Sertão Central e Inhamuns, onde foi registrada uma precipitação de 113 mm durante o período observado. Em Fortaleza, choveu 40 mm no Posto Fundação Maria Nilva. Com o acumulado das chuvas dos últimos dois dias, o Ceará registrou, neste mês, 224 mm e ultrapassou a média esperada para o mês, que era de 206,5 mm, com um aumento de 8,5%. Entre os municípios, a maior média mensal é da cidade de Barroquinha, com 945,1 mm, indicando um desvio de 224,6% do número esperado (291,2 mm). Em seguida, está Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, com 545,9 mm, Camocim, com 509 mim, e Fortaleza, com 491,6 mm.

Leia também: Bombeiros retiram anel preso no dedo de criança em hospital de Juazeiro do Norte, no Ceará
PUBLICIDADE

Grande parte dos municípios com os maiores acumulados está nas macrorregiões do Litoral de Fortaleza, Litoral Norte e Litoral de Pecém, onde há a maior atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal indutor da quadra chuvosa no Ceará. Até o dia 20 de março, todas as macrorregiões apresentavam desvio negativo, com valores próximos da normalidade ou abaixo da normal para o mês.

No momento, apenas as regiões do Cariri (211,9 mm) e Ibiapaba (191,8 mm) seguem nesse cenário, com desvios de -2,1% e -19,9%, respectivamente, a partir de dados atualizados às 13h54min deste sábado.Já a região com menor média mensal observada é Sertão Central e Inhamuns, com 175,1 mm, porém o acumulado está um pouco acima do esperado para o período, com desvio de 1%.

PUBLICIDADE

Previsão do tempo no Ceará

Para sábado e domingo (31),  a previsão da Funceme é de chuva em todas as macrorregiões, com os maiores acumulados no Cariri, sul do Sertão Central e Inhamuns, na Ibiapaba e Alto Jaguaribe.A precipitação nessas regiões pode ter intensidade de moderada a forte em alguns períodos, principalmente na madrugada e noite.

PUBLICIDADE

Em relação à temperatura, o sábado deverá contar com máximas de 34°C em alguns municípios da região de Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, as máximas devem variar de 29°C a 35°C. Na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza, são esperadas temperaturas máximas em torno de 31°C e mínimas em torno de 24°C.

Confira as maiores chuvas do dia (30/3)

  • Acopiara (Posto Guaribas): 113 mm
  • Morada Nova (Posto Açude Cipoada): 108 mm;
  • Iguatu (Posto Aeroporto Iguatu): 105 mm;
  • Milhã (Posto Milhã): 102 mm;
  • Jijoca de Jericoacoara (Posto Jericoacoara): 101 mm;
  • Lavras da Mangabeira (Posto Arrojado): 98 mm;
  • Acopiara (Posto Acopiara): 98 mm;
  • Morada Nova (Posto Roldão): 94.2 mm;
  • Banabuiú (Posto Barra de Sitia): 93.5 mm;
  • Tauá (Posto Altamira): 86 mm.
PUBLICIDADE
Leia também
Bombeiros retiram anel preso no dedo de criança em hospital de Juazeiro do Norte, no Ceará
CARIRI
Bombeiros retiram anel preso no dedo de criança em hospital de Juazeiro do Norte, no Ceará
22 de out. de 2026 - 10:58
Aposentado de 71 anos cria elevador caseiro de R$ 8,5 mil para evitar quedas da esposa no Ceará
EM CAUCAIA
Aposentado de 71 anos cria elevador caseiro de R$ 8,5 mil para evitar quedas da esposa no Ceará
21 de out. de 2026 - 21:32
Temperatura passa dos 40°C no Ceará nesta quarta-feira; veja as cidades mais quentes
ONDA DE CALOR
Temperatura passa dos 40°C no Ceará nesta quarta-feira; veja as cidades mais quentes
21 de out. de 2026 - 19:10