Pais de um bebê de um mês e dez dias viveram momentos de aflição na última sexta-feira (29), em Canindé, no interior do Ceará. O menino engasgou e o casal, com a ajuda de uma mulher, levou a criança para o quartel do Corpo de Bombeiros.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Quando chegou ao local, o recém-nascido estava inconsciente, com a pele azulada, sem pulso e pouca oxigenação no sangue. Um dos soldados iniciou a manobra de Heimlich para o bebê com o objetivo de desobstruir as vias aéreas. Algumas secreções, sangue e outros líquidos foram expelidos, mas o estado dele ainda era delicado. Por isso, foi transferido para o Hospital e Maternidade São Francisco, na mesma cidade.
Durante atendimento na ambulância, veio o alívio dos bombeiros, dos pais e da mulher que os levou até a unidade dos militares. A criança chorou, um sinal de que as vias aéreas já estavam desobstruídas e o quadro era melhor.
A equipe médica do hospital seguiu com os cuidados necessários e estabilizou o quadro da criança, que foi transferida para uma unidade especializada em Fortaleza, onde se recupera.
Outro caso de engasgo de bebê
Em agosto de 2023, uma bebê recém-nascida foi salva de engasgo com a ajuda de agentes das Guarda Municipal de Fortaleza, na tarde desta quinta-feira (17), no bairro José Walter, em Fortaleza.
A ocorrência foi registrada pelas câmeras da Célula de Proteção Comunitária da área, pertencente à Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e monitorada por servidores da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).
De acordo com os agentes, por volta de 12h50, os pais da criança chegaram até a torre de segurança e pediram socorro aos servidores, pois a bebê não estava respirando por conta de ter se engasgado.
A equipe agiu de imediato e a guarda municipal Sabriny realizou a manobra de Heimlich para desengasgar a criança, que voltou a respirar.
A equipe orientou que os pais levassem a bebê recém-nascida para o hospital mais próximo da região para receber o atendimento médico necessário.
Após alta hospitalar, a família retornou para sua residência.
Saiba como fazer a manobra de Heimlich que salvou bebê recém-nascida de engasgo
A Manobra de Heimlich deve ser realizada apenas quando a pessoa estiver realmente engasgada e com dificuldade para respirar, conforme informações do Corpo de Bombeiros.
Essa manobra ajuda a desengasgar a vítima em situações de emergência. O CBMCE compartilhou uma cartilha com dicas de como realizá-la:
- Fique atrás da criança e incline-a ligeiramente para frente.
- Posicione-se com os pés ligeiramente afastados para obter estabilidade.
- Coloque um punho fechado com o polegar virado para dentro, logo acima do umbigo da criança.
- Segure o punho com a outra mão.
- Faça uma pressão rápida e firme para dentro e para cima, em direção ao diafragma da criança
- Repita essa pressão abdominal em forma de “J” cerca de 5 vezes, verificando se houve a obstrução a cada tentativa.
- Se a criança perder a consciência, é necessário iniciar a RCP (Reanimação Cardiopulmonar) imediatamente, acionar os serviços de emergência.
- Continue realizando ciclos de RCP até a chegada da equipe médica.
Leia também | Cinco pessoas são baleadas e duas morrem em tiroteio, em Juazeiro do Norte
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<