Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará deve ter chuvas mais generalizadas a partir desta terça-feira (2); confira a previsão

Funceme divulga lista das maiores velocidades do vento registradas no Ceará

Foto: Ascom Funceme

O início do mês de abril deve ser de condições favoráveis a chuvas em todas as macrorregiões do Ceará, principalmente a partir desta terça-feira (2). A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta aumento da possibilidade para registros, incluindo na faixa litorânea. Os maiores acumulados, porém, são esperados para o centro-sul e oeste do estado (Sertão Central e Inhamuns, Cariri, Jaguaribana e Ibiapaba).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As precipitações que estão previstas se devem à proximidade da Zona de Convergência Intertropical. Além da ZCIT, áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste, efeitos de brisa (terrestre e marítima) e da combinação de temperatura, umidade e relevo poderão colaborar para chuvas neste início de semana.

Chuvas no Ceará no início de abril

Um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma banda de nuvens que circula todo o globo terrestre na região equatorial.

Formada a partir da convergência dos ventos alísios, vindos do Nordeste, com origem no Hemisfério Norte, e, também, do sudeste, com origem no Hemisfério Sul, a ZCIT fica posicionada entre, aproximadamente, 14 graus ao Norte e 2 graus ao Sul da linha do Equador ao longo de todo o ano.

Publicidade

A Zona de Convergência Intertropical se desloca para o Hemisfério Sul no fim do verão e início do outono, principalmente entre os meses de março e abril, quando tem maior influência na faixa norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Mesmo assim, o sistema ainda pode atuar também nos meses de fevereiro e maio e, dessa forma, provocar um período chuvoso maior.

Leia também | Fortaleza registra cinco casos e uma morte por leptospirose em 2024

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile