Cerca de 15 pessoas foram feridas por águas-vivas durante compeonato de bodyboarding realizada na praia da Taíba, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Fortaleza. O caso aconteceu no ultimo final de semana, entre a sexta-feira(29) e o domingo (31). As vitimas deram entrada na Unidade Básica de Saúde Walter Ramos Araújo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo a Prefeitura, entre os pacientes 11 pessoas eram atletas que estavam competindo na primeira etapa do Circuito Brasileiro Master de Bodyboarding 2024. O evento ocorreu na praia, entre sexta e domingo, e atraiu competidores de todo o país. Dos outros quatro pacientes, dois eram moradores da região e dois eram banhistas que visitavam a praia.
Dois competidores sofreram lesões mais graves, tendo sido encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento do Pecém (UPA). Um deles foi a vice-campeã cearense de bodyboarding, Bia Jesus, de 38 anos. A atleta não estava competindo, mas acompanhou o circuito e entrou no mar durante os intervalos.
No começo da tarde, ela teve contato com uma espécie que não conhecia. Ao sair da água, Bia vomitou bastante e depois de um tempo passou a sentir um aperto nas costas e no abdome, seguidos de uma dificuldade para respirar. Uma ambulância foi chamada ao local e socorreu a atleta.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Águas-vivas: como evitar os riscos
A recomendação do Corpo de Bombeiros, em caso de queimadora por água-viva, é lavar o local da ferida com água salgada. Os bombeiro ressaltam que a água doce não deve ser utilizada nessas situações, pois pode potencializar a queimadura.
Outras orientações
- Não toque nos animais, mesmo aquele que pareçam estar mortos sobre a areia;
- Esteja sempre em área protegida pelos salva-vidas;
- Saia da água imediatamente ao avistar águas-vivas;
- Saia imediatamente do mar em caso de queimadura;
- Lave a ferida com água salgada;
- A única substancia recomendada para colocar sobre a área lesionada é vinagre;
- Caso a queimadura seja grande, ou o ferido começe a apresentar vômitos, cãibras musculares ou dificuldade para respirar deve-se procurar atendimento médico imediato.
Leia também | Briga entre casais termina em pancadaria e agressão após festa no Cumbuco