Um terremoto de magnitude preliminar de 7,5 atingiu o Taiwan, na noite desta terça-feira (2) – manhã de quarta (3) no horário local, de acordo com a emissora NHK. Por causa do abalo sísmico, foi emitido um alerta de tsnunami para áreas costeiras próximas à província de Okinawa, além de Japão e Filipinas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Emissoras de TV de Taiwan afirmaram que alguns edifícios desabaram na cidade de Hualien, com pessoas presas entre os escombros. Ainda não há informações de feridos.
Ondas de até três metros podem atingir a ilha japonesa de Okinawa, de acordo com e emissora japonesa NHK. Moradores que vivem na região receberam uma ordem de retirada.
A NHK disse ainda que ondas de 30 centímetros foram registradas na ilha japonesa de Yonaguni, que fica a cerca de 100 km da costa leste de Taiwan.
O governo das Filipinas também pediu para que moradores de áreas costeiras deixassem suas casas.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o epicentro do terremoto foi registrado próximo à costa leste de Taiwan. Ainda segundo as autoridades, o tremor foi sentido muito próximo à superfície. Um segundo tremor de magnitude 6,6 foi registrado 13 minutos depois do primeiro.
O terremoto também foi sentido em cidades da costa da China, incluindo Xangai.
A agência oficial de notícias de Taiwan afirmou que esse é o terremoto mais forte registrado desde 1999, quando um tremor de magnitude 7,6 provou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis.
Leia também | Terremoto de magnitude 6,8 no Marrocos deixa dezenas de mortos, diz imprensa local