O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), brincou com filiados recentes do PT no Ceará, ironizando que algumas dessas pessoas têm ficado “sem jeito” de falar “companheiro” e “companheira”, porque nunca tiveram esse hábito. As declarações foram dadas em entrevista à Jovem Pan News Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (3).
Na ocasião, ele comentava que tem “vários amigos no PT”, de “todas as vertentes do petismo inclusive neopetistas. É até engraçado o pessoal falando ‘companheiro’, ‘companheira’, têm nem jeito de falar, porque nunca falaram na vida, e estão falando agora…”, disse Sarto, alfinetando esses petistas.
Nos últimos meses, tem sido alvo recorrente de críticas, dentro e fora do PT, a filiação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão, que ingressou na sigla no final do ano passado. Ele, que é um dos principais nomes cotados para disputar a eleição à Prefeitura de Fortaleza pelo partido, este ano, é apontado pelos críticos como alguém que não faz parte de um “petismo histórico”.
Evandro é um dos novos filiados ao PT entre os aliados do senador Cid Gomes que deixaram o PDT após as disputas internas no partido. A maior parte do grupo migrou para o PSB, como o próprio Cid, mas alguns nomes ingressaram no PT. Apesar de ser a principal figura lembrada, nesse sentido, Evandro não foi o único, com alguns prefeitos apontados como importantes aliados do grupo de Cid tendo ido para o Partido dos Trabalhadores, em antecipação às eleições municipais deste ano.
“Caciquismo”
Na ocasião, Sarto também comentou o processo de escolha do candidato do PT, na capital cearense, para as eleições deste ano, além de criticar o que chamou de “caciquismo que quer se implantar” na legenda.
Segundo o pedetista, o processo democrático de discussão com as bases, para definir o nome, é positivo e um bom exemplo para as outras legendas. “O PT tem dado aula ao Brasil desde sua fundação, nos anos 1980, e quero crer que vai seguir assim e discutir com as bases, porque afinal as bases que elegem”, diz ele.
O PT atualmente decide entre cinco pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza: a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão; a deputada estadual Larissa Gaspar; o ex-deputado e assessor especial para assuntos municipais, Artur Bruno; o deputado estadual e presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio.
Na mesma ocasião, Sarto, por outro lado, também criticou o que chamou de “caciquismo que quer se implantar” no PT. A fala poderia ser entendida como alusão ao ministro da Educação e ex-governador cearense Camilo Santana (PT), que vem sendo apontado por críticos – inclusive Ciro Gomes, aliado próximo de Sarto – como um “novo cacique” dentro da sigla no Ceará.
Confira a íntegra da entrevista do prefeito José Sarto para a Jovem Pan News Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (3):
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Cagece rebate Sarto sobre mancha escura no mar de Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<