PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em Iguatu, Lula assina ordem de serviço para implantação do Ramal do Salgado

Obra deve diminuir a distância para que as águas do rio São Francisco cheguem até o açude Castanhão

Compartilhe
Em Iguatu, Lula assina ordem de serviço para implantação do Ramal do Salgado
Foto: GCMais

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou agora há pouco a ordem de serviço para implantação do Ramal do Salgado, no Ceará. A obra deve diminuir a distância para que as águas do rio São Francisco cheguem até o açude Castanhão, beneficiando 5 milhões de pessoas no estado.

A cerimônia, que acontece em Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, conta com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador Elmano de Freitas.

Leia também: Professor de primeiros socorros é atingido por carro em Fortaleza; motorista foge

Atualmente, a transferência emergencial das vazões transpostas do rio São Francisco para o açude Castanhão ocorre por meio do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), sendo essa a única via possível. A construção do Trecho III (Ramal do Salgado) trará uma mudança nesse cenário. Com uma capacidade de adução de até 20 m3/s, o Ramal do Salgado proporcionará maior segurança ao abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza, substituindo os atuais métodos emergenciais.

PUBLICIDADE

Na ocasião, o presidente Lula também visitará as obras da ferrovia Transnordestina.A expectativa é que a fase 1 seja concluída até 2027, para início da operação da ferrovia, que terá extensão total de 1.206 quilômetros. A fase 2 está prevista para ser concluída até 2029.

A nova visita de Lula ao Ceará havia sido anunciada na semana passada pelo governador Elmano de Freitas, por meio das redes sociais.

PUBLICIDADE

Lula assina ordem de serviço do Ramal do Salgado

Leia também
Professor de primeiros socorros é atingido por carro em Fortaleza; motorista foge
ACIDENTE
Professor de primeiros socorros é atingido por carro em Fortaleza; motorista foge
09 de out. de 2026 - 17:31
Caminhão com brita arrasta fiação e deixa poste prestes a cair na Maraponga, em Fortaleza
ACIDENTE
Caminhão com brita arrasta fiação e deixa poste prestes a cair na Maraponga, em Fortaleza
09 de out. de 2026 - 17:17
Homem preso em terminal de Fortaleza responde por matar a própria mãe em 2021
VIOLÊNCIA
Homem preso em terminal de Fortaleza responde por matar a própria mãe em 2021
09 de out. de 2026 - 16:58