Charmaine Sahadeo, de 42 anos, enfrentou uma batalha extrema contra uma doença rara, a neurofibromatose NF-1, que resultou no desenvolvimento de centenas de tumores em sua pele. Natural de Trinidad e Tobago, a mulher passou por uma cirurgia épica de 60 horas para remover parte desses tumores, que estavam prejudicando sua capacidade de se alimentar e respirar adequadamente.
A neurofibromatose NF-1 é uma condição genética que afeta uma em cada 3 mil pessoas, levando à formação de neurofibromas, nódulos de tecido nervoso, principalmente na pele, mas também nos músculos e ossos. Embora a condição não tenha cura, as cirurgias são essenciais para manter a quantidade de tumores sob controle.
Charmaine, cujos tumores cresciam rapidamente, enfrentava dificuldades para falar, se alimentar e respirar devido ao acúmulo desses tumores, uma situação que persistia desde a adolescência. Ela foi submetida a uma série de cirurgias no programa Take My Tumor, do canal de TV americano TLC, com uma equipe de cirurgiões especializados.
Ao longo de 10 semanas, os procedimentos totalizaram 60 horas, com a remoção de cerca de 100 neurofibromas apenas do rosto de Charmaine. Apesar da jornada desafiadora, Charmaine expressou gratidão, sentindo-se agora mais bonita e aliviada dos sintomas que a assombraram por tantos anos.
Leia também | ‘Somos militantes há mais de 30 anos e isso não se quebra’, diz Elmano sobre Luizianne