Ícone do site Portal GCMAIS

Terremoto com 4,8 de magnitude atinge Nova York, nos Estados Unidos

Terremoto com 4,8 de magnitude atinge uma parte de Nova York, nos EUA

Foto: reprodução

Uma área de Nova York, nos Estados Unidos, foi atingida por um terremoto de magnitude 4,8 nesta sexta-feira (5). O epicentro do tremor foi registrado no estado de Nova Jersey, mas foi sentido em Nova York, que fica ao lado da região, além das cidades de Filadélfia e Boston.

A severidade do abalo sísmico que atingiu o local foi apontado pelo Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS, na sigla em inglês). O tremor teve 4,8 de magnitude com uma profundidade de 5 quilômetros abaixo da superfície, de acordo com a USGS. A profundez observada é considerada muito baixa, o que pode aumentar a intensidade do tremor.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros de Nova York, não há registro de danos e vítimas. Já o o porta-voz do prefeito de Nova York, Eric Adams, afirmou que, “embora não haja informações de grandes impactos neste momento, ainda estamos avaliando o impacto”.

A agência de aviação civil dos EUA declarou que o terremoto deve impactar em suas atividades causando pequenos atrasos, de até 45 minutos, em voos com destino a Nova York nesta sexta. Segundo a USGS, que registra terremotos nos EUA e no mundo, a incidência de tremores em Nova York não é algo incomum, mas a magnitude que foi registrada nesta sexta é rara.

Terremoto em Nova York

Na última quarta-feira (3), um terremoto com magnitude acima de 7 atingiu Taiwan, deixando sete pessoas mortas e 711 feridas, de acordo com as primeiras informações das autoridades locais. Este é o terremoto mais forte registrado em Taiwan em 25 anos e gerou alertas de tsunami para o Japão e as Filipinas.

Publicidade

O epicentro do tremor foi próximo à costa leste do país, causando colapsos em vários edifícios, especialmente na cidade de Hualien, onde mais da metade dos 26 prédios desabaram. Além dos danos estruturais, o terremoto resultou em deslizamentos de terra e cortes de energia elétrica em diversas áreas, incluindo parte da capital, Taipei. O abalo sísmico também foi sentido em cidades costeiras da China, como Xangai.

Leia também | Terremoto de magnitude 6,8 no Marrocos deixa dezenas de mortos, diz imprensa local

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile