Ícone do site Portal GCMAIS

Cearense ferido na guerra da Ucrânia pede doações para fazer tratamento

Cearense ferido na guerra da Ucrânia pede doações para fazer tratamento

Foto: Reprodução

O cearense Fernando Barroso, de 28 anos, que perdeu o olho esquerdo enquanto lutava pela Ucrânia na guerra contra a Rússia pede doações para ajudar a custear o tratamento médico dos ferimentos que sofreu após pisar em uma mina terrestre. Além de perder a visão esquerda, o cearense teve o pé direito estraçalhado com a explosão. Uma vaquinha online foi organizada para arrecadar os recursos.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Internado na cidade de Odessa, na Ucrânia, o cearense passou por cirurgias de reconstrução do pé e aguarda para fazer fisioterapia. O processo de recuperação, que será longo e sem data estimada de alta, passará ainda pela inclusão de uma prótese ocular.  Segundo ele, a vaquinha online foi ideia dos amigos, para ajudar nos custos extras do tratamento. Por estar fora de combate, Fernando conta que perdeu cerca de 80% da renda vinda do governo ucraniano.

“Nenhum hospital cobre 100% do tratamento, sempre tem aqueles gastos extras, às vezes um medicamento que tem que comprar por fora, fazer algum procedimento por fora que o vínculo não cobre, ou até mesmo a questão futura sobre a prótese, pois não sei se vão me dar 100% ou se vai ser metade minha e metade deles… Não sei ainda. E [a vaquinha] é mais para esses gastos eventuais”, relata.

Fernando diz,  no entanto, não ter estipulado meta de arrecadação, deixando à vontade para as pessoas doarem o que puderem. “O que eu peço mesmo é muita oração porque Deus me deu uma grande oportunidade, uma nova chance, e agradeço pela vida, porque o dom maior que a gente pode ter é a vida”.

Natural de Fortaleza, o combatente conta que chegou ao país europeu em agosto de 2023, após servir por 7 anos no Exército brasileiro. A motivação, segundo ele, veio da própria experiência militar e da vontade de atuar em uma grande causa.

Publicidade

Após passar por todo o tratamento na Ucrânia, Fernando diz que o objetivo é voltar para a terra natal. “Estou reagindo bem, ainda com muitas dores. Farei o tratamento todo aqui, pois preciso me recuperar, não consigo andar sozinho e tenho que ficar, mas quando acabar voltarei para Fortaleza”, afirma.

Conflito na Ucrânia 

No último dia 24 de fevereiro, a guerra na Ucrânia completou dois anos. Em 2022, a Rússia invadiu o território do país vizinho sob o pretexto de estar conduzindo uma “operação militar especial”.

Em março deste ano, após ser reeleito presidente da Rússia, Vladimir Putin afirmou que pretende invadir mais regiões da Ucrânia para criar uma zona de tampão. O objetivo de Putin é criar uma proteção para as forças que estão em território ucraniano sob domínio dos russos.

Por outro lado, recentemente, a Ucrânia tem feito ataques de longa distância para atingir refinarias e depósitos na Rússia.

Leia também | Volodymyr Zelensky diz que suas tropas estão vencendo os russos
Sair da versão mobile