Nuvem iridescente é um fenômeno relativamente raro que ocorre quando a luz contorna um obstáculo
Moradores do Ceará são surpreendidos por nuvem colorida; veja
Os moradores de Cedro, na Região Centro-Sul do Ceará, foram surpreendidos na tarde de domingo (7) por uma nuvem colorida. O fenômeno meteorológico foi registrado por volta das 16h44. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explica que a “nuvem iridescente” pode ser notada quando há decomposição da luz solar nas sete cores do arco-íris.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Lucas Fumagalli, meteorologista da Funceme, ressalta que a nuvem é associada ao espalhamento da luz solar e pequenos cristais de gelo localizados nos altos níveis da troposfera.
“Estes cristais de gelo espalham a luz solar individualmente em tons pasteis de rosa, amarelo e verde. Este fenômeno ocorre associado a uma gama variada de nuvens, mas é mais comum observar associado a nuvens altas e pouco espessas. No entanto, na presença de nuvens cumulonimbus, que são bastante espessa e de grande desenvolvimento vertical, as correntes ascendentes dentro da nuvem podem ser fortes suficientemente para que alguma umidade, na forma de minúsculos cristas de gelo, fiquem concentradas acima do topo da nuvem, próximo da tropopausa, espalhando-se horizontalmente em altos níveis troposfericos, como se observa na imagem compartilhada”, explicou.
Moradores do Ceará são surpreendidos por nuvem colorida
A nuvem iridescente é um fenômeno relativamente raro que ocorre quando a luz contorna um obstáculo, ou seja, uma nuvem, e acaba se separando em cores; fenômeno este denominado difração. É comum que este fenômeno seja precedente a tempestades. É considerado um tipo de arco-íris de fogo.
O momento foi registrado pelo radialista e fotógrafo Marciel Bezerra, que estava na rua quando avistou o fenômeno. “Como de costume, estava fazendo caminhada e, quando estava chegando próximo à minha casa, minha mãe gritou dizendo que tinha uma coisa linda que nunca tinha visto”, afirmou.
“Fiz o registro e procurei pessoal da Funceme para explicar, quando relataram que era uma nuvem “nuvens iridescentes”, eu particularmente faço diversos registros da natureza e nunca tinha visto”, comentou o fotógrafo.
Leia também | Ceará tem 40% de chances de chuvas dentro da média de abril a junho, indica Funceme
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.