Para tal bloqueio, é necessária uma ordem judicial, provavelmente envolvendo a Anatel, que compartilharia a determinação com mais de 20 mil empresas de telefonia no país.
Twitter bloqueado no Brasil? Entenda a polêmica entre Elon Musk e Alexandre de Moraes
Operadoras brasileiras de telecomunicações têm capacidade técnica para bloquear o X (Twitter) em questão de horas. A possibilidade surgiu após Elon Musk, proprietário da plataforma, comentar sobre não acatar decisões judiciais de Alexandre de Moraes. Para que o Twitter seja bloqueado, é necessária uma ordem judicial, provavelmente envolvendo a Anatel, que compartilharia a determinação com mais de 20 mil empresas de telefonia no país.
Algumas operadoras já estariam preparadas para cumprir uma possível medida judicial, realizando o bloqueio gradualmente conforme ajustam seus sistemas. A tensão aumentou após ameaças de Elon Musk ao Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a divulgação de informações sobre o Twitter Files Brasil, que expõe relatos de funcionários da rede social sobre ações do STF.
Elon Musk retuitou publicações explicando bloqueios por ordem judicial e criticou medidas do STF, levantando preocupações sobre a possibilidade do Twitter ser suspenso no Brasil. No entanto, até o momento, não houve descumprimento de decisões judiciais por parte da plataforma.
O STF teria contatado a Anatel para deixar as operadoras em alerta quanto a uma possível derrubada do Twitter caso ocorra uma nova ordem judicial.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Elon Musk critica Alexandre de Moraes e ameaça reativar contas bloqueadas no X, antigo Twitter
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.