O empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), acusou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de ter ordenado a empresa a fingir que as suspensões de contas determinadas pela Justiça eram resultado de violações dos termos de uso da própria rede social.
Ele conta que a empresa vinha recebendo demandas para suspender parlamentares e jornalistas e que foi com essa suposta ordem que decidiu “dar um basta”. “Não poderíamos dizer a eles [usuários suspensos] que foi a pedido de Alexandre de Moraes. Tínhamos que fingir que era devido aos nossos termos de uso. E essa foi a gota d’água, e dissemos: ‘Não’.”
Trata-se de mais uma acusação feita pelo empresário no embate direto com o ministro do Supremo, desde que começou a dar declarações sobre o tema, no último sábado (6). Musk questionou por que Moraes “exige tanta censura no Brasil”, em reação a decisões do ministro sobre bloqueio de contas nas redes sociais – Moraes é responsável por inquéritos como os das milícias digitais e do 8 de janeiro, que investigam a disseminação de informações falsas e o golpe de janeiro de 2022. Ao longo das investigações, Moraes ordenou o bloqueio de contas de alguns dos investigados por uso das redes sociais para práticas irregulares.
Elon Musk, além disso, ameaçou reativar na rede social as contas de usuários bloqueados pela Justiça, portanto batendo de frente com decisões de Moraes. Musk disse que tem intenção de fazer isso mesmo que acarrete no fechamento da empresa no Brasil e na perda de receita, enfatizando que os princípios “são mais importantes que lucros”.
Em reação, Moraes determinou uma investigação contra Elon Musk e multa de R$ 100 mil por dia caso as decisões anteriores da Justiça sejam descumpridas – em referência aos bloqueios de contas determinadas nos inquéritos em questão. Na decisão, Moraes diz ter visto indícios de tentativa de obstrução da Justiça, além de incitação ao crime nas publicações feitas por Elon Musk ao longo dos últimos dias.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Elon Musk critica Alexandre de Moraes e ameaça reativar contas bloqueadas no X, antigo Twitter