A proposta proíbe a derrubada indiscriminada de pequizeiros, exceto em situações específicas autorizadas pelos órgãos competentes.
Soraya Thronicke dá aval para projeto sobre manejo do pequi
A Comissão de Agricultura (CRA) aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto que estabelece uma política nacional para o manejo sustentável de frutos nativos do Cerrado, como o pequi. O PL 1.970/2019, já aprovado pela Câmara dos Deputados, recebeu o aval da relatora, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), e seguirá para análise pelo Plenário do Senado.
A proposta proíbe a derrubada indiscriminada de pequizeiros, exceto em situações específicas autorizadas pelos órgãos competentes. Entre os objetivos da política de manejo estão a preservação das áreas de ocorrência do pequizeiro, a identificação de comunidades tradicionais que dependem da coleta desses frutos, e a promoção de eventos culturais para estimular o turismo.
De acordo com dados do IBGE, a extração nacional de pequi ultrapassou 74 mil toneladas em 2021, sendo Minas Gerais o principal estado produtor. Soraya destaca a importância cultural e socioeconômica do pequi e de outras frutas do Cerrado, ressaltando que diversas espécies da região têm relevância para as comunidades locais.
Sobre a relatora
Soraya Thronicke, advogada e empresária, tornou-se Senadora da República pelo Mato Grosso do Sul em 2018 com 373.712 votos. Inicialmente envolvida em movimentos democráticos de rua, destacou-se por liderar protestos contra a corrupção e promover ações judiciais contra abusos de poder.
Politicamente, defende o conservadorismo institucional, o liberalismo econômico e a luta contra a corrupção. Atualmente, preside o União Brasil Mulher e a sigla em seu estado. Na área do direito, atuou em casos de representação de famílias, mulheres, crianças e adolescentes em situações de risco, além de patrocinar ações pro bono em direito médico e civil, bem como em contratos e questões internacionais.
Leia também | Bolsa de valores de SP: Ibovespa tem maior ganho em três anos
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.