O fim de semana no Ceará chega com boas perspectivas para a ocorrência de chuva isolada em todas as macrorregiões do estado, segundo a previsão do tempo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Na noite desta sexta-feira (12), as condições atuais apontam para precipitações com intensidade variando entre fraca e moderada, especialmente na região da Ibiapaba e no sul do estado.
Para a madrugada de sábado (13), a expectativa é de registros de chuva na faixa litorânea, na Jaguaribana, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns, com possibilidade de acumulados relativamente mais expressivos nessas áreas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ao longo do sábado, são esperadas chuvas isoladas em todas as macrorregiões, incluindo o Litoral de Fortaleza, com os maiores acumulados previstos para o Litoral Norte, Litoral do Pecém, Ibiapaba e oeste do Sertão Central e Inhamuns. Durante a noite, novas precipitações são esperadas no Cariri, no Sertão Central e Inhamuns e na Ibiapaba.
No domingo (14), a previsão da Funceme indica chuvas novamente em todas as macrorregiões do estado, mantendo o padrão de instabilidade ao longo do fim de semana.
Condições de chuvas no Ceará
Estado tem 40% de chances de chuvas dentro da média de abril a junho, indica Funceme
O novo prognóstico Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica que o Ceará tem 40% de chances de chuvas dentro da média para este trimestre. Na previsão divulgada em janeiro, para os meses de fevereiro, março e abril, a expectativa era de uma maior tendência, com 45% de chuvas abaixo da média. Agora, o panorama é de maior probabilidade de ser dentro da normal climatológica.
“A gente falava das previsões para o trimestre e a tendência de maior irregularidade a partir de abril e as probabilidades. Mas falando de números, era de 45% de chances do acumulado de ficar abaixo e 40% de chances de ficar acima”, detalha a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.
O novo prognóstico foi descrito em nota técnica e leva em consideração a situação vigente nos oceanos Pacífico e Atlântico. Os outros cenários projetados pela Fundação são os seguintes:
- 30% de probabilidade de chuvas abaixo da média;
- 30% de chance de terminarem com acumulado acima da média.
A questão da qualidade da chuva no Ceará também é destacada por Meiry. Existe a possibilidade das chuvas não serem tão uniformes como foi observado em fevereiro. “Os modelos continuam indicando irregularidade no tempo e também no espaço” informa.
A previsão também não significa que as precipitações terão grandes volumes semelhantes aos de fevereiro e março. “Deve chover dentro da normalidade, mas guardada a relatividade das chuvas desse período”, diz Meiry. De acordo com dados da Fundação, a média dos últimos 30 anos nesses meses é de:
- Abril – 190 mm;
- Maio – 90 mm;
- Junho – 37 mm;
No Ceará, a estação chuvosa propriamente dita vai de fevereiro a maio. Todos os anos, a Funceme divulga dois prognósticos climáticos: um tradicionalmente em janeiro, que é relativo aos meses de fevereiro a abril; e outro em fevereiro, sobre as probabilidades de março a maio. Mas, esse ano, o de fevereiro ainda não havia sido divulgado.
Leia também | Fortaleza tem oito praias próprias para banho neste fim de semana