Após usar o Plenário do Senado para abordar os comentários do empresário Elon Musk, crítico ao Judiciário brasileiro, especialmente ao ministro Alexandre de Moraes, o senador cearense Eduardo Girão (Novo) afirmou, em entrevista exclusiva à jornalista Patrícia Calderón, que autocracia e ditadura não podem ser confundidas com soberania.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para o parlamentar, soberania diz respeito aos interesses de uma nação. “É do interesse de uma nação que corruptos cumpram suas penas, que opositores não sejam perseguidos, que o devido processo legal seja respeitado, que não haja cerceamento à liberdade de expressão do cidadão e que a Constituição não seja violada”, revelou.
O senador comentou ainda que, a partir do momento em que esses “pactos sociais” são rompidos, a soberania do povo morre.
“O que Elon Musk faz – e acredito que é uma resposta à oração de milhões de brasileiros aflitos com os destinos de nossa frágil democracia – é contribuir para restabelecer a nossa soberania e não ao contrário”, declarou Girão.
Sobre o pronunciamento no Senado, Eduardo Girão foi enfático ao dizer que setores se calam diante de arbitrariedades.
“Agradeço imensamente a divulgação da crítica sobre a forma do discurso, pois milhares de pessoas ficaram curiosas com a repercussão e têm buscado saber mais sobre conteúdo impactante de nossa audiência pública de ontem, no Senado, com os jornalistas que revelaram os arquivos do Twitter”, complementou.
Eduardo Girão manda recado para Elon Musk
Em inglês, Girão expressou gratidão ao bilionário, afirmando que as ações dele representam um “apoio à liberdade de expressão” em um país cuja população está “com medo”.
“Uma mensagem para o Mr. Elon Musk”, iniciou, se dirigindo em inglês: “My name is Eduardo Girão. I am a senator from Brazil, by the state of Ceara. I speak from the plenary of Senate of this country, now, to thank you for your support for free speech in Brazil (Meu nome é Eduardo Girão, sou um senador do Brasil, pelo estado do Ceará. Eu falo do Plenário do Senado deste País para agradecer ao seu apoio à liberdade de expressão no Brasil).”
Ele prosseguiu: “Sua posição contra decisões autoritárias é um reforço para o retorno da democracia no Brasil e uma resposta às orações do povo brasileiro, que sempre foi conhecido por sua alegria e espírito livre, mas que agora estão sufocados pelo medo. Suas ações servem como uma chama de esperança”.
Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), respondeu o pronunciamento em inglês feito pelo senador cearense Eduardo Girão (Novo), no plenário do Senado. Ele compartilhou a publicação feita por Girão dizendo “You are most welcome”, que em português significa “de nada”, enfaticamente.
Musk x Moraes
O embate de Elon Musk contra o Supremo Tribunal Federal começou no último sábado (6). Na ocasião, o proprietário da rede social X, antigo Twitter, afirmou que Alexandre de Moraes deveria ser alvo de impeachment por “censura”. O bilionário se referia à suspensão de alguns perfis por ordem de Moraes, devido à disseminação de desinformação nas redes. Após essas declarações, o ministro incluiu Musk em uma investigação contra “milícias digitais”, acusando-o de “instrumentalização criminosa” da plataforma.
Leia também | “De nada”, responde Elon Musk a Eduardo Girão após pronunciamento em inglês