Ícone do site Portal GCMAIS

Imposto de Renda 2024: veja como declarar o carro

Ceará recebe 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2024: mais de 120 mil contribuintes serão beneficiados

Foto: Reprodução

Muitos motoristas vão precisar declarar o carro ou outros veículo comprado, vendido ou já declarado em edições passadas do Imposto de Renda (IR). Fazer a declaração de carros ou veículos no IR pode parecer complicado à primeira vista, mas na verdade é um processo relativamente simples.

Antes de iniciar a declaração, é importante ter em mãos todas as informações pertinentes ao carro, como o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), a marca, o modelo, o ano de fabricação e a placa do veículo.

Agora, o GCMAIS vai explicar os passos básicos para realizar essa declaração de forma correta:

Passo a passo para declarar o carro no Imposto de Renda

Se você é proprietário do veículo, que foi pago à vista em 2023, deve declará-lo na ficha “Bens e Direitos”, utilizando o código correspondente ao tipo de bem.

Clique em “Iniciar Declaração em Branco” e preencha seu CPF e nome completo. Depois, selecione o ícone de “Bens e Direitos” e clique em “Novo”. Em “Código”, procure por “Veículo automotor terrestre” e preencha o código do Brasil “105”. Depois,
na área indicada, informe o número do Renavam e sua localização.

Publicidade

No campo “Discriminação”, cite os detalhes do carro: marca, modelo, ano de fabricação, situação do veículo (quitado), dados do vendedor e data de aquisição. Já na aba “Situação em 31/12/2023”, coloque o valor pago à vista na aquisição e deixe o campo “Situação em 31/12/22” em branco.

Já se o contribuinte tiver adquirido um veículo através de um financiamento, terá que preencher as informações praticamente iguais ao passo a passo acima. Mas, terá que informar detalhes extras em relação ao pagamento. Veja abaixo:

Após preencher o campo “Discriminação”, é preciso informar o valor total do carro e da entrada paga, junto com o número, valor e quantidade de parcelas que já foram pagas. Coloque então o nome e o CNPJ do banco em que o financiamento foi feito=.

Já na aba “Situação em 31/12/2023”, coloque o valor somado da entrada e todas as parcelas pagas até 2023. Se o carro foi financiado em 2022, soma as parcelas de 2022 com as parcelas de 2023.

O campo “Situação em 31/12/22” ficará em branco se o carro foi financiado em 2023. Se o financiamento foi feito em 2022, mantenha o valor informado na declaração do ano anterior, com entrada mais as parcelas (com juros).

Informação do valor do veículo

O valor declarado do veículo deve ser o mesmo que consta na documentação de compra ou na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que é uma referência para o valor médio de mercado de veículos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Atualização de informações do carro

Caso tenha ocorrido alguma alteração no valor do veículo ao longo do ano-base da declaração, como uma valorização ou depreciação significativa, é importante atualizar o valor declarado de acordo com essa mudança.

É fundamental prestar atenção aos detalhes e conferir todas as informações antes de enviar a declaração. Erros ou omissões podem levar à malha fina e resultar em penalidades.

Documentação de suporte

Guarde toda a documentação relacionada à compra, venda ou financiamento do veículo, pois ela pode ser solicitada pela Receita Federal em caso de auditoria.

É importante ressaltar que a declaração de veículos no Imposto de Renda se aplica apenas a carros, motos, caminhões e outros veículos terrestres. Embarcações, aeronaves e outros tipos de bens possuem procedimentos de declaração diferentes. Em caso de dúvidas ou situações específicas, é recomendável buscar orientação de um contador ou profissional especializado em impostos.

Quem deve declarar o Imposto de Renda?

Quais são as deduções possíveis no IR?

Saiba como declarar o Imposto de Renda

Multa

Quem enviar a declaração fora do prazo determinado deverá pagar multa de 1% sobre imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, ou de 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

Restituições

As restituições do Imposto de Renda 2024 serão divididas em cinco lotes nas seguintes datas: 1º de maio, 28 de junho, 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro.

Com informações do Ministério da Fazenda. 

Este texto foi gerado com apoio da Inteligência Artificial (IA).

Leia também | IR 2024: contribuinte deve validar as informações da declaração pré-preenchida

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile