Um momento para ver a tecnologia chegar a um ponto em que os avanços são verdadeiramente possíveis, conhecer de perto novas formas de produção, distribuição e consumo do conteúdo, essas são apenas algumas das descobertas que comitiva enviada pelo Grupo Cidade de Comunicação está podendo acompanhar na NAB Show, maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas (EUA).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
“Talvez seja o momento mais importante para nós que fazemos o Grupo Cidade de Comunicação. Um momento histórico, porque isso representa o que o Grupo Cidade já é e quer ser pelos próximos 50 anos”, afirmou Edson Ferreira, diretor-geral do Grupo Cidade de Comunicação.
A comitiva enviada pelo Grupo Cidade de Comunicação é formada também pelo presidente Miguel Dias de Souza Filho e pelo diretor-técnico Emanuel Carvalho, duas peças-chave da empresa que estão acompanhando de perto toda essa revolução.
“Meu pai vivo, ele sempre queria vir pra NAB, sempre queria mandar funcionários da TV aqui pra NAB e há 24 anos não temos um representante aqui e dessa vez temos quatro. Estou muito emocionado de estar aqui, vendo todas as tendências tecnológicas principalmente o que se fala que é inteligência artificial aplicada à comunicação, aplicada à venda. Hoje é o primeiro dia de feira. Chegamos aqui quase agora e temos mais três dias pra frente para descobrir tudo que esse ramo da comunicação está trazendo. Mas fica aqui principalmente a minha gratidão a Deus e ao meu pai, que me proporcionou tudo isso”, afirmou Miguel Dias de Souza Filho, presidente do Grupo Cidade de Comunicação.
Os organizadores da NAB Show descrevem a feira como uma agenda fundamental para centenas de milhares de emissoras, cineastas, produtores de conteúdo de todo o mundo. É nela que as maiores empresas do mercado audiovisual escolhem justamente este período do ano, em Las Vegas, para apresentar os lançamentos. No local, a indústria procura respostas para um mundo transformado pela inteligência artificial, pela internet e pela tecnologia da nuvem.
“Estamos todos conectados, aprendendo e aprimorando a forma de levar o conteúdo até o telespectador”, disse a apresentadora Bianca Saraiva. Em outro pavilhão, representantes do Grupo Cidade puderam se encontrar com personalidades importantes e fazer network. O evento segue até o dia 17 de abril.
Grupo Cidade de Comunicação marca presença na NAB Show 2024
Entre os temas abordados na NAB Show estão:
- Tecnologias de produção de vídeo avançadas, como câmeras de alta resolução, equipamentos de iluminação, drones e sistemas de estabilização de imagem;
- Streaming de vídeo e serviços over-the-top (OTT), incluindo plataformas de distribuição, codificação de vídeo, gerenciamento de conteúdo e análise de dados;
- Realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), com demonstrações de hardware e software para criação e consumo de conteúdo imersivo;
- Transmissão de rádio e televisão, incluindo equipamentos de transmissão, automação de estúdio, gerenciamento de ativos de mídia e tecnologias de transmissão digital;
- Produção de áudio e podcasting, abrangendo desde microfones e mesas de mixagem até software de edição e distribuição de podcasts;
- Desenvolvimentos em inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina aplicados à produção de mídia, como reconhecimento de voz, análise de conteúdo e personalização de recomendações.
Leia também | Jornal da Cidade estreia série de reportagens ‘Povos Originários: a tradição indígena no Ceará’